PIB das 20 maiores economias do mundo abranda para 2,9%

Com um crescimento homólogo do PIB de 7% no terceiro trimestre, a Índia é o país que mais cresce entre as 20 maiores economias do mundo. No canto oposto está a Arábia Saudita, que contraiu 3,6%.

Após terem registado um crescimento homólogo de 3,6% no segundo trimestre do ano, as 20 maiores economias do mundo (G20) voltaram a abrandar no terceiro trimestre, com o PIB destes países a registar uma taxa de crescimento anual de 2,9% — o mesmo nível registado no primeiro trimestre.

Na frente do pelotão do crescimento do G20 tem estado a Índia, que terminou o terceiro trimestre com uma taxa de crescimento homóloga de 7%, depois da economia liderada por Narendra Modi ter alcançado um crescimento anual de 7,3% no segundo trimestre.

Também a China se destaca das demais economias, ao manter uma taxa de crescimento média anual de 4,9% entre julho e setembro, a mesma taxa homóloga que alcançou no segundo trimestre.

Em termos de crescimento em cadeia, o destaque maior entre o bloco do G20 volta a recair para a China, mas também para os EUA, “tendo ambos os países registado um aumento do crescimento do PIB de 1,3%, em comparação com os 0,5% no trimestre anterior”, refere a OCDE.

Em contraciclo tem estado a Arábia Saudita, que apresentou pelo segundo trimestre consecutivo uma taxa homóloga negativa.

Segundo dados da OCDE divulgados esta quinta-feira, por conta de “uma forte diminuição das atividades petrolíferas”, o PIB do Reino da Arábia Saudita apresentou uma contração anual de 5,6% no terceiro trimestre, após no trimestre anterior o PIB saudita ter contraído pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB das 20 maiores economias do mundo abranda para 2,9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião