Número de passageiros no Metro de Lisboa sobe 22%, mas procura ainda está abaixo do pré-Covid

Entre janeiro e novembro, a procura pelos transportes coletivos urbanos ficou 1% abaixo dos valores pré-pandemia, penalizada pelo Metro de Lisboa que ainda não recuperou do impacto.

Nos primeiros 11 meses deste ano, o número de passageiros transportados no Metropolitano de Lisboa e no Metro do Porto subiu 22%, face ao período homólogo, enquanto na Transtejo/Soflusa a subida foi de 25%. Ainda assim, a procura no Metro de Lisboa ainda está abaixo do pré-Covid, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Neste período, o Metro do Porto transportou 72.643 passageiros, isto é, um aumento de 22% face aos 13.085 passageiros transportados em igual período do ano passado. Já comparando com o valor pré-pandemia, trata-se de mais 7.382 passageiros (11%).

Ao mesmo tempo, a Transtejo/Soflusa transportou 18.058 passageiros durante os primeiros 11 meses deste ano, o que representa uma subida de 25% face aos 14.435 registados no período homólogo. Trata-se de mais 305 passageiros (2%), face ao mesmo período de 2019.

Quanto ao Metro de Lisboa, transportou 148.168 passageiros entre janeiro e novembro, isto é, um aumento de 22% face aos 121.685 registados em igual período de 2022. Ainda assim, a procura no metro de Lisboa está ainda 7% abaixo dos 158.715 passageiros transportados em 2019, isto é, no pré-pandemia.

Neste contexto, em termos globais, a procura dos transportes urbanos continua a tendência de recuperação, mas ainda não recuperou do impacto da pandemia. Contas feitas, nos primeiros 11 meses deste ano, foram transportados 238.869 passageiros, isto é, menos 2.860 (-1%) face a igual período de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de passageiros no Metro de Lisboa sobe 22%, mas procura ainda está abaixo do pré-Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião