Novo Portal Base vai nascer em 2025
Portal dos contratos públicos só deverá ficar operacional em 2025 e, por isso, o IMPIC vai avançar com melhorias à atual plataforma ao longo do ano que vem.
Vai nascer uma nova versão do Portal Base em 2025. A plataforma onde que são publicados os contratos celebrados por entidades do Estado vai ser substituída por uma nova plataforma com tecnologia e funcionalidades mais avançadas.
Em entrevista ao Expresso publicada esta quarta-feira, Fernando Batista, presidente do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) revela que o lançamento do concurso para a criação do Base 2.0 vai acontecer em 2024, após elaboração do caderno de encargos, mas a nova plataforma não ficará operacional antes do fim do próximo ano.
Segundo o responsável, a nova plataforma fará “muito mais do que” registar contratos como faz atualmente, e irá “seguramente” ter um custo elevado. Enquanto não chega a nova versão serão operacionalizadas melhorias à atual plataforma. Entre elas, correções ao motor de busca, adaptações a novas exigências da União Europeia, acesso às consultas preliminares do mercado ou a possibilidade das empresas apresentarem propostas a concurso.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo Portal Base vai nascer em 2025
{{ noCommentsLabel }}