Iberia dá solução a 91% dos mais de 45.600 afetados pela greve da assistência em terra

  • Lusa
  • 2 Janeiro 2024

A greve foi convocada pelos sindicatos CCOO e UGT, bem como pela USO, depois de a Iberia ter perdido o serviço de handling em vários dos principais aeroportos do país.

O grupo Iberia encontrou solução para 90,9% dos clientes afetados pela greve dos trabalhadores de assistência em terra (handling), que começa na sexta-feira e obrigou a cancelar 444 voos, afetando mais de 45.600 passageiros.

Em comunicado, citado pela EFE, o grupo que engloba a Iberia, Iberia Express e Air Nostrum informou que do total de passageiros afetados pelos cancelamentos, atribuiu novos voos a 36.621 deles (80,2%), enquanto os restantes 4.900 viajantes (10,7%) solicitaram reembolso.

O grupo Iberia garantiu que continua a trabalhar para realocar os restantes afetados de acordo com as possibilidades, mas destacou a complexidade das datas, logo a seguir ao Natal, e a elevada ocupação dos voos. Adicionalmente, pediu aos viajantes que façam antecipadamente o check-in através do site e que cheguem ao aeroporto com mais tempo do que o habitual.

O protesto coincide com o feriado dos Reis Magos e o regresso de milhares de pessoas aos seus locais de trabalho ou residência. A greve foi convocada pelos sindicatos CCOO e UGT, bem como pela USO, depois de a Iberia ter perdido o serviço de handling em vários dos principais aeroportos do país, no concurso lançado pela gestora aeroportuária Aena em setembro, e de ter encerrado sem acordo as negociações para fazer autohandling.

Mesmo que a greve seja cancelada em cima da hora, seria impossível remarcar os voos, dada a complexidade técnica, que não deixa margem, explicou diretor para a Península Ibérica, Juan Cierco. “A mera convocação da greve causou, portanto, danos muito significativos, especialmente a milhares de viajantes, mas também a mais de 90 companhias aéreas, incluindo a própria Iberia e todo o Grupo IAG, que foram obrigados a cancelar centenas de voos”, realçou o responsável.

O grupo acrescenta que os clientes que ainda o pretendam podem solicitar as suas alterações através do site da Iberia, das agências de viagens onde efetuaram a compra ou do centro de atendimento da empresa, que reforçou o número de trabalhadores.

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