Rogério Colaço reeleito presidente do Instituto Superior Técnico até 2027

Candidato único à presidência do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço vai tomar posse esta quarta-feira para um mandato que se prolongará até 2027. Quer abrir a escola ao tecido empresarial.

Rogério Colaço vai continuar a ser presidente do Instituto Superior Técnico. O responsável foi reeleito para o mandato que se prolongará até 2027, estando a tomada de posse marcada para esta quarta-feira, dia 3 de janeiro.

A decisão foi tomada a 20 de dezembro, pelo Conselho de Escola, órgão responsável pelo processo eleitoral no Instituto Superior Técnico. Rogério Colaço, candidato único à presidência do Instituto Superior Técnico, foi reeleito como presidente do Instituto Superior Técnico para o mandato 2024-2027, depois de concluir o seu primeiro mandato entre 2020 e 2023“, informou o Técnico esta terça-feira, numa nota enviada às redações.

A tomada de posse está marcada para 3 de janeiro, às 10h30 no Grande Auditório do Centro de Congressos, sendo que para o novo mandato Rogério Colaço defende como aspetos mais importantes “a cultura e valores da instituição e que quem a dirige tem obrigação de passar aos colegas”, nomeadamente a ética, o profissionalismo, o civismo, a liberdade e a pluralidade.

De notar que a sua candidatura assumira como prioridades a “melhoria das condições de estudo, trabalho e desenvolvimento de carreira de toda a comunidade do Técnico” e a adequação do ensino às “profundas mudanças tecnológicas e sociais que atualmente que se vivem”.

Outra das prioridades passa por “abrir o Técnico à sociedade”, na visão de Rogério Colaço. “A escola tem de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o que não se faz sem abrir o Técnico ao tecido económico, às empresas, contribuindo para que elas produzam mais riqueza, mais valor acrescentado, mais emprego qualificado“, sublinha o presidente, que entende que só assim se poderá “estancar a hemorragia de talento dos nossos jovens para o estrangeiro”.

Já no que diz respeito às infraestruturas do Técnico, está prevista a construção de pavilhões no jardim sul e no jardim norte, em substituição dos pré-fabricados neles existentes, e de um estacionamento subterrâneo, que permita retirar carros da superfície no campus Alameda, em Lisboa, assim como o projeto de arranjo paisagístico do campus Taguspark (Oeiras) e a aprovação da requalificação da infraestrutura no campus Tecnológico Nuclear (CTN), em Loures.

O evento que terá lugar esta quarta-feira também servirá para o Conselho de Gestão do Técnico (composto por nove vice-presidentes, alguns deles estreantes) tomar posse.

“Há algumas novidades como Zita Martins, que assume a pasta dos Assuntos Internacionais, Joana Mendonça, vice-presidente para o Campus Taguspark, Susana Marta Almeida, Vice-presidente para o Campus Tecnológico e Nuclear, Francisco Melo, responsável pelos Assuntos Académicos e Jorge Morgado, com a pasta da Qualidade, Planeamento e Operações“, detalha a escola.

Por outro lado, continuam do anterior mandato Isabel Dias, na Gestão Financeira, Miguel Amado, na Sustentabilidade e Infraestruturas, Alexandre Francisco, que transita para as Tecnologias Digitais, Pedro Amaral, com a Interface Empresarial, inovação e Empreendedorismo, e Nuno Pedroso, administrador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rogério Colaço reeleito presidente do Instituto Superior Técnico até 2027

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião