“Queremos preservar um bom relacionamento institucional com o Presidente da República”, diz Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos assume que "é normal" existirem diferenças, mas diz ter o "cuidado" de preservar a relação institucional do partido com o Presidente da República.

O secretário-geral do PS assegurou que o partido quer “preservar o bom relacionamento institucional com o Presidente da República”, à saída da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa em Belém, esta quarta-feira. Pedro Nuno Santos defendeu que se deve separar a “opinião individual dos militantes” da “posição institucional do PS”.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o presidente reeleito do PS, Carlos César, e o novo secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, que não adiantou muito sobre o que foi falado nesta audição. “Tivemos uma boa reunião com o Presidente da República mas não queria estar a expor o conteúdo“, disse o novo líder do PS.

Questionado sobre algumas críticas à atuação do Presidente da República feitas durante o congresso do PS, na semana passada, Pedro Nuno Santos reiterou que “quem participa no congresso fala com toda a liberdade”, o que “não quer dizer que a liderança do PS tenha o mesmo posicionamento”.

O novo secretário-geral sinalizou ainda que nas suas intervenções teve o “cuidado de preservar a relação do PS com o Presidente”. “Queremos preservar o bom relacionamento institucional com o Presidente”, reforçou. Para Pedro Nuno Santos, “é normal que depois de uma convivência tão prolongada haja diferenças, faz parte da vida democrática”.

Além disso, em resposta aos jornalistas a propósito do protesto de agentes da Polícia de Segurança Pública por o Governo ter atribuído um suplemento de missão apenas à Polícia Judiciária, prometeu dar um “novo impulso” à valorização salarial das forças de segurança, na sequência do que já foi feito pelo atual Governo, sem se comprometer com “nenhuma solução em particular”.

“O respeito que nós temos para com as forças de segurança é total. A nossa sociedade funciona com o trabalho destes homens e destas mulheres, e o trabalho destes homens e destas mulheres deve não só ser respeitado como valorizado”, começou por declarar o secretário-geral do PS. Depois, Pedro Nuno Santos referiu que, “ao longo dos últimos anos, o Governo tem procurado valorizar as carreiras e mesmo do ponto de vista salarial de quem se dedica à PSP ou à GNR” e que “há um compromisso do atual Governo de uma subida dos salários em média de 20% até 2026”.

(Notícia atualizada às 18h)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Queremos preservar um bom relacionamento institucional com o Presidente da República”, diz Pedro Nuno Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião