Comissário luxemburguês apontado à liderança dos socialistas nas europeias

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Janeiro 2024

Nicolas Schmit, comissário europeu do Luxemburgo, assumiu o interesse em ser o rosto da campanha do grupo dos Socialistas & Democratas às eleições europeias de junho.

O comissário europeu do Luxemburgo, Nicolas Schmit, está a ser apontado à liderança da campanha dos Socialistas & Democratas (S&D) para as eleições europeias, que decorrem entre 6 e 9 de junho. “O meu nome está a circular. E, certamente, estou aberto”, afirmou, ao Politico, o responsável pela pasta do Emprego e Direitos Sociais no Executivo comunitário.

Até agora, Schmit é o único político a declarar interesse publicamente em liderar as eleições para o Parlamento Europeu pelos socialistas, que, de acordo com as sondagens, deverá ser a segunda força mais votada, apenas atrás do Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita.

Se o comissário luxemburguês for a escolha do S&D, deverá enfrentar na oposição a atual chefe, Ursula von der Leyen, caso esta decida candidatar-se a um segundo mandato à frente da Comissão Europeia como rosto da campanha do PPE.

Tendo em conta que o partido de Schmit (o Partido Operário Socialista do Luxemburgo) já não faz parte do governo do seu país, esta poderá ser a única maneira de o político de 70 anos, falante de alemão, se manter em Bruxelas.

O nome de Schmit colhe elogios junto de vários eurodeputados do S&D, como por exemplo do português Pedro Marques. “Estamos muito satisfeitos por ele ser, de facto, um dos nomes mais proeminentes nesta fase”, afirmou, citado pelo Politico, ressalvando, porém, que “o processo não está fechado em termos de nomeação de possíveis candidatos”.

Na quarta-feira, a líder do S&D no Parlamento Europeu, a eurodeputada espanhola Iratxe García, disse que não prevê a apresentação de dois candidatos na corrida. Segundo um porta-voz do grupo político, os candidatos têm até à próxima quarta-feira, 17 de janeiro, para manifestar o seu interesse.

Para ser o rosto do S&D na campanha das europeias, o candidato precisa de reunir o apoio de nove partidos ou organizações nacionais que sejam membros do Partido Socialista Europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissário luxemburguês apontado à liderança dos socialistas nas europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião