Economia alemã contraiu 0,3% em 2023, mas escapa à recessão técnica

No último trimestre do ano, a economia alemã também contraiu 0,3%. Dados relativos ao trimestre anterior foram revistos em alta e apontam para estagnação, pelo que não entrou em recessão técnica.

A economia alemã contraiu 0,3% em 2023, segundo as estimativas preliminares do Escritório Federal de Estatísticas, divulgadas esta segunda-feira. No último trimestre do ano, o resultado foi o mesmo: a economia encolheu 0,3%, mas ainda não entrou em recessão técnica, já que no terceiro trimestre o PIB estagnou (de acordo com os dados revistos).

Desta forma, a maior economia da zona euro conseguiu evitar uma recessão — definida como dois trimestres sucessivos de contração — no último trimestre do ano, ainda que os olhos estejam agora postos no desempenho do primeiro trimestre de 2024.

Já o desempenho anual marca um regresso ao “vermelho”, depois de uma recuperação da Covid em 2021 e 2022. “O desenvolvimento económico geral vacilou na Alemanha em 2023, num ambiente que continua a ser marcado por múltiplas crises”, disse Ruth Brand, chefe do gabinete de estatísticas Destatis, em declarações citadas em comunicado.

“Apesar das recentes descidas de preços, os preços permaneceram elevados em todas as fases do processo económico e prejudicaram o crescimento económico”, disse Brand. “As condições de financiamento desfavoráveis ​​devido ao aumento das taxas de juro e à procura interna e externa mais fraca também tiveram os seus efeitos”, acrescentou.

Segundo os dados do gabinete de estatísticas, o valor acrescentado bruto no setor industrial caiu em 2023 e foram os setores de serviços que apoiaram a economia. Já os gastos dos consumidores privados e governamentais caíram, num contexto de elevada inflação, enquanto os investimentos em equipamentos mostraram sinais positivos.

(Notícia atualizada às 10h)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia alemã contraiu 0,3% em 2023, mas escapa à recessão técnica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião