Bruxelas desbloqueia 902 milhões para fábrica da Northvolt na Alemanha

  • Capital Verde
  • 8 Janeiro 2024

A Northvolt tem também os olhos postos em Portugal, no qual deverá decidir, ainda em 2024, se irá avançar em conjunto com a Galp com um investimento numa refinaria de hidróxido de lítio.

A Northvolt, parceira da portuguesa Galp para a construção de uma refinaria de lítio em Portugal, recebeu a luz verde de Bruxelas que lhe dá acesso a 902 milhões de euros de financiamento estatal, o qual servirá para a construção de uma fábrica de baterias na Alemanha.

A empresa sueca já tinha ameaçado realocar a fábrica para os Estados Unidos, onde teria acesso a melhores condições de investimento, de acordo com o Financial Times. Foi neste contexto que a Comissão Europeia terá usado, pela primeira vez, um regime que permite aos Governos darem um maior financiamento a projetos em risco de serem realocados por terem melhores condições de investimento noutras geografias, não europeias. O anúncio foi feito pela responsável pela pasta da Concorrência na CE, Margaret Vestager.

A Northvolt tem também os olhos postos em Portugal, no qual deverá decidir, ainda em 2024, se irá avançar em conjunto com a Galp com um investimento numa refinaria de hidróxido de lítio, em Setúbal.

O projeto, designado Aurora, requer um investimento inicial estimado de 700 milhões de euros. Entre as condições para que o projeto aconteça, estão a conclusão do processo de licenciamento, a obtenção de financiamento, e a contratação do aprovisionamento de matéria-prima.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas desbloqueia 902 milhões para fábrica da Northvolt na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião