Gomes Cravinho afirma que “não há possibilidade nenhuma” de criar ilha para palestinianos

João Gomes Cravinho disse que as ideias do ministro israelita são neste momento "completamente irrelevantes" se não tiverem um contexto que é o reconhecimento do Estado da Palestina.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, admitiu à saída da reunião em Bruxelas que não há “possibilidade nenhuma” de a ideia alternativa à solução dos dois Estados apresentada pelo ministro Israelita avançar. Em causa está a criação de uma ilha no mediterrâneo.

“Aquilo que o ministro israelita nos apresentou foi um plano que não é a transferência da população de Gaza, mas um plano para a criação de uma ilha que permitiria, a três ou quatro quilómetros da costa de Gaza, criar uma plataforma logística que alimentaria tanto Israel como Gaza“, explicou o ministro português.

Gomes Cravinho sublinhou que os líderes europeus vincaram as suas posições e que se sentiram frustrados por estarem a perder tempo com ideias que não adequadas ao tempo de urgência atual. Não vale a pena estarmos a trazer ideias líricas sobre um futuro de paz e harmonia se não houver disponibilidade no imediato para trabalhar para o reconhecimento dos direitos palestinianos“, acrescentou.

Assim, admite que as ideias do ministro israelita são neste momento “completamente irrelevantes” se não tiverem um contexto que é o reconhecimento do Estado da Palestina e dos direitos dos palestinianos.

Esta segunda-feira, os ministros dos negócios estrangeiros da União Europeia estiveram a debater com líderes do Médio Oriente. “Aquilo que foi muito interessante em relação aos colegas árabes foi a expectativa quanto ao papel a desempenhar pela UE. Eles olham para nós como um parceiro imprescindível para ajudar a criar uma dinâmica positiva na solução de dois estados” disse.

Sobre a proposta do plano de paz integrado apresentada por Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia, Gomes Cravinho admite que é um caminho que tem de ser trabalhado com os países árabes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gomes Cravinho afirma que “não há possibilidade nenhuma” de criar ilha para palestinianos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião