Consultora do Porto abre tecnologia e mercados às fábricas portuguesas com nova aliança europeia

Market Access junta-se à espanhola ieTeam e ao organismo europeu EIT Manufacturing para "potenciar adoção de tecnologia disruptiva" e abrir novos mercados internacionais à indústria portuguesa.

A consultora portuguesa Market Access aliou-se à espanhola ieTeam e ao organismo europeu EIT Manufacturing para “abrir caminhos” para a indústria portuguesa adotar tecnologias disruptivas e entrar em novos mercados, numa parceria que visa “alavancar a inovação e a internacionalização”.

Em declarações ao ECO, Pedro Vieira, cofundador e administrador da portuense Market Access, fundada em 2005, explica que com este acordo com a empresa sediada em San Sebastián vão “juntar os processos de inovação com os processos de internacionalização, e alargar a oferta conjunta a uma escala iberoamericana”.

“Juntar os processos de internacionalização com processos de inovação significa, por um lado, inovar e trazer novo conhecimento e novas tecnologias para os processos de internacionalização das empresas; por outro, implementar os processos de inovação a uma escala global e não apenas local ou nacional”, acrescenta o líder da consultora nacional, que já fez projetos em 60 países.

Vamos apoiar a indústria portuguesa a desenvolver ações de inovação aberta que estreitem a ligação com start-ups europeias que potenciem a adoção de tecnologia mais disruptiva e a abrir novos mercados.

Pedro Vieira

Cofundador e administrador da Market Access

Já a aliança das duas empresas com o EIT Manufacturing, apresentada como a maior comunidade de inovação industrial europeia e que junta mais de 85 membros, acrescenta o acesso a uma rede de investigadores, startups, empresas e outros stakeholders determinantes na aceleração de um processo de inovação internacional, assim como a calls de financiamento de projetos.

“Em conjunto, vamos conseguimos apoiar a indústria portuguesa a desenvolver ações de inovação aberta que estreitem a ligação entre PME e grandes empresas com start-ups europeias que potenciem a adoção de tecnologia mais disruptiva e a abrir novos mercados. Em última linha damos um contributo para a reindustrialização da Europa”, resume Pedro Vieira.

Para assinalar esta parceria, as três entidades promovem esta quinta-feira, a partir das 14h30 na sede da Sonae, na Maia, uma conferência com o tema “Sinergias Globais”. O programa conta com a participação de vários oradores com experiência em inovação e internacionalização, entre os quais Javier González, business creation manager da EIT Manufacturing, que fará uma exposição acerca do papel da comunidade e os objetivos no desenvolvimento da inovação em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consultora do Porto abre tecnologia e mercados às fábricas portuguesas com nova aliança europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião