Insurtech Luko ficou para a Allianz Direct
O tribunal já decidiu entre os cinco concorrentes possíveis para a compra da insurtech francesa Luko. A Allianz Direct ganhou uma corrida em que esteve presente a portuguesa Lovys.
O tribunal do comércio de Bobigny, junto a Paris, decidiu aprovar a proposta de aquisição das atividades da insurtech francesa Luko e todos os seus ativos de exploração, incluindo a marca. Assim, os 112 colaboradores da Luko e da Demain, outra sociedade ligada, serão transferidos para a Allianz Direct que entrou no mercado francês no fim do ano passado.
Face à impossibilidade de honrar dívidas e após os britânicos da Admiral, que detém em França a seguradora direta L’Olivier, se ter posicionado para a aquisição e ter desistido, a própria Luko solicitou intervenção judicial para se manter ativa.
Na sequência desse requerimento o tribunal ouviu cinco candidatos à aquisição do negócio entre eles a portuguesa/francesa Lovys, a corretora Magnolia, a Leocare e a britânica Laka, tendo a proposta da Allianz Direct sido a mais bem sucedida ao responsabilizar-se pelos colaboradores.
Segundo a imprensa francesa a Allianz Direct pagou 5 milhões pela aquisição, bastante menos que os 14 milhões que a Admiral tinha oferecido e ainda menos que os 75 milhões que a ronda de investimento de 2022 tinha levantado.
Aquisições feitas pela própria Luko, não suportadas com novos fundos por parte dos investidores, levaram a problemas de tesouraria que se revelaram inultrapassáveis.
A Allianz direct, seguradora digital do grupo alemão, começou em 2019 com um projeto, apontado como revolucionário, concebido pela consultora McKinsey e oferece hoje produtos automóvel, habitação, responsabilidade civil e seguros de viagem em cinco países da Europa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Insurtech Luko ficou para a Allianz Direct
{{ noCommentsLabel }}