Suplemento de risco para polícias pode chegar a 882 euros
O exercício do Ministério da Administração Interna aponta para um custo de 154 milhões de euros caso se pretenda implementar um suplemento de risco semelhante ao da PJ.
Se o Governo aplicasse o suplemento de risco da Polícia Judiciária à PSP e GNR, como reivindicam os polícias, os suplementos iriam oscilar entre 621 e 882 euros, segundo um exercício elaborado pelo Ministério da Administração Interna e que a tutela enviou ao ECO. A medida teria um custo de 154 milhões de euros.
“Isto pode significar suplementos de risco de 621 para agentes e chefes da PSP, guardas e sargentos da GNR. E suplementos de risco de 882 euros para oficiais”, de acordo com a nota enviada ao ECO.
O Ministério, liderado por José Luís Carneiro, esclarece que isto “não é uma proposta, é um exercício”, depois de o Expresso ter noticiado esta quinta-feira de que o Governo iria entregar uma proposta de aplicação do suplemento de risco ao Governo que saísse das eleições de 10 de março.
“Este exercício assenta no pressuposto que os oficiais (GNR e PSP) teriam suplemento de 15% do salário base dos comandantes nacionais e os agentes e chefes da PSP e os guardas e sargentos da GNR teriam um suplemento de 10%, indexado ao salário base do diretor nacional / comandante geral, a que se somariam 100 euros de componente fixa”, detalha fonte oficial do Ministério.
A tutela frisa que os aumentos indicados pelo Expresso, de 1.476 euros para a GNR e de 1.215 euros para a PSP, “estão errados”.
(Notícia atualizada às 18h52 com esclarecimentos prestados pelo Ministério da Administração Interna)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Suplemento de risco para polícias pode chegar a 882 euros
{{ noCommentsLabel }}