Renault cancela IPO do negócio de veículos elétricos
A fabricante francesa afirma que a Ampere é "autofinanciável", mas que as atuais condições do mercado financeiro não são as melhores para prosseguir com a emissão de ações.
A fabricante de automóveis francesa Renault cancelou a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da Ampere, o seu negócio de veículos elétricos, por considerar que as condições atuais do mercado bolsista não são as melhores para avançar com uma emissão de ações.
Em comunicado, a empresa sublinhou que a unidade é “autofinanciável” e que não precisa da IPO para obter capital para o grupo em geral, acrescentando que a geração de caixa da própria Renault foi mais forte do que o previsto, o que pesou na decisão.
“Ao criarmos uma empresa 100% centrada no setor dos veículos elétricos e do software, construímos em tempo recorde uma entidade ágil e competitiva. Temos a mentalidade de uma empresa em fase de arranque, o que nos permite inovar constantemente. É exatamente isto que fará com que a Ampere seja bem-sucedida neste novo ambiente desafiante”, apontou o presidente executivo, Luca de Meo.
A equipa da Ampere, acrescentou De Meo, está “totalmente empenhada” na execução da sua estratégia e na construção do seu historial e o grupo Renault continuará a financiar o desenvolvimento do negócio até que este atinja o limiar de rentabilidade em 2025.
No ano passado, em declarações ao Financial Times, o presidente executivo da Renault descreveu a Ampere como um rival europeu da “Tesla e dos chineses”, apontando que a unidade de automóveis elétricos deveria valer “até 10 mil milhões de euros”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Renault cancela IPO do negócio de veículos elétricos
{{ noCommentsLabel }}