Mediadores espanhóis anunciam as melhores seguradoras do ano

  • ECO Seguros
  • 20 Fevereiro 2024

O barómetro da Adecose avaliou, pela 15ª vez, a satisfação global das corretoras com as empresas, as melhores seguradoras por tipo de produto, assim como os melhores produtos.

As seguradoras melhor avaliadas pelas corretoras espanholas em termos de Satisfação Global como os seus serviços foram, numa escala de 0 a 10, a Surne (7,79), Cigna (7,53), Ergo Seguros de Viaje (7,53), Hiscox (7,51), Arag (7,46), Reale Seguros (7,34), Asefa (7,27), Iris Global (7,26), Liberty Specialty Markets (7,22), Markel (7,21), Zurich (7,08) e Solunion (7,04). As distinções derivam dos resultados do Barómetro ADECOSE 2023, realizado pela associação espanhola que representa corretores independentes de seguros e resseguro, ADECOSE.

Segundo o comunicado da associação, no total são doze as seguradoras com pontuação acima de “notável”, isto é, com uma avaliação superior a 7, mais duas do que no ano anterior. No entanto, a satisfação global com as seguradoras subiu ligeiramente (6,78), mas apenas uma décima mais alta que no ano passado (6,68).

Melhores empresas por tipo de seguro

Quanto às empresas melhor avaliadas por tipo de seguro, verifica-se que aqui também a Surne se destaca, sendo melhor em vários tipos de seguro, nomeadamente, em seguro de Acidentes Pessoais, seguro de Acidentes Pessoais Coletivo, seguro de Vida de Risco Individual, seguro de Vida de Risco Coletivo, de Planos Poupança Reforma e de Poupança Reforma Coletiva.

A Reale Seguros e a Hiscox são as melhores em três tipos de seguros. A primeira em seguro aAutomóvel, Danos Patrimoniais a Particulares e a Empresas, a segunda em seguros de Responsabilidade Civil, Risco Cibernético e Responsabilidade Civil a Administradores e Gestores.

Já a ARAG e a Solunion sobressaem-se em dois tipos, a primeira em seguros de Proteção Jurídica e Assistência em Viagem e a segunda em seguro de Crédito e de Risco Político.

A Asefa revelou melhor desemprenho no seguro de Ramos Técnicos, a Liberty Specialty Markets em seguro de Transporte, a Cigna em Saúde Coletiva.

Ainda que não constem entre as seguradoras melhor avaliadas a nível global, a Allianz é a melhor avaliada em seguro de Frotas, a DAS em Perdas Pecuniárias, a DKV em Saúde Individual, a FIACTC em Vida e a Aserta em seguro de Garantia.

Avaliação por tipo de seguro, áreas do serviço e política de renovação

Quanto à qualidade dos ramos segundo a atuação, os melhor avaliados foram o Seguro de Crédito (7,37), Assistência Viagem (7,04), Acidentes Individuais (6,96); Vida Risco Pessoa Física (6,96), Responsabilidade Civil (6,94) e Automóveis (6,91). No lado oposto está o seguro de Frotas (6,29), Riscos Cibernéticos (6,5), Perdas Pecuniárias (6,54), Transportes (6,59) e Saúde Coletiva (6,59), Saúde Individual (6,67) e D&O (6,71).

O barómetro também teve em conta diferentes aspetos do serviço das seguradoras. Aqueles que tiveram melhor pontuação foi a Gestão Administrativa (6,9), Produto/Preço (6,9), e Gestão Técnica (6,9), realçando que nenhum alcançou o nível “notável”. No sentido oposto, com as pontuações mais baixas encontra-se a produção (6,6) sinistros (6,6) e recursos (6,6).

O desempenho das seguradoras na renovação de uma apólice também foi avaliada, tendo que as condições técnicas oferecidas alcançando uma avaliação de 6,10; as condições económicas oferecidas 5,71, a capacidade de negociação pós-oferta 5,67, o prazo de comunicação da oferta 5,61. Para Martín Navaz, presidente da associação, refere que esta “avaliação é preocupante porque não afeta apenas a corretora, mas também alguns clientes que estão claramente sendo prejudicados”.

De acordo com o comunicado, metade dos inquiridos acreditam que os seus dados são utilizados pelas seguradoras de forma diferente daquela pelo qual foram fornecidos.

Importa salientar que para construir o estudo foram realizadas 1.445 entrevistas online, a funcionários das corretoras associadas à ADECOSE que participaram no estudo, cerca de 86%, determinando um erro amostral de 2,6% e um nível de confiança de 95,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mediadores espanhóis anunciam as melhores seguradoras do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião