Regulador britânico investiga o impacto da aquisição da AIG pela AVIVA na concorrência
Quem possa ter os seus interesses económicos afetados pela fusão das duas seguradoras tem até 22 de fevereiro para enviar os seus comentários ao órgão fiscalizador.
A aquisição da seguradora do ramo britânico Vida da American International Group (AIG) pela AVIVA está a ser investigada por preocupações que a transação resulte “numa diminuição substancial da concorrência”, avançou o órgão britânico que está a investigar a eventual presença de práticas monopolistas, Competition and Markets Authority (CMA).
Nesta primeira fase da investigação, a CMA convida as partes interessadas, isto é, entidades cujo interesse económico pode ficar afetado pela junção das empresas, a enviar comentários escritos onde partilhem as suas elações acerca da fusão até dia 22 de fevereiro.
A autoridade deverá anunciar se a fusão passou a primeira parte da investigação a 8 de abril de 2024. Se a resposta for afirmativa passa para a segunda fase, onde serão realizadas avaliações por grupos de inquérito constituídos por especialistas independentes que vão supervisionar a investigação e decidir se a fusão choca ou não com práticas monopolistas.
A AVIVA, seguradora que oferece pensões, seguros de vida e de saúde, cobertura automóvel, residencial e de viagem, anunciou em setembro do ano passado a compra do negócio Vida da AIG no Reino Unido por 460 milhões de dólares. A última com 1,3 milhões de clientes de proteção individual e 1,4 milhões de membros de proteção de grupo poderá assim juntar-se à Aviva que conta com cerca de 18,7 milhões de clientes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Regulador britânico investiga o impacto da aquisição da AIG pela AVIVA na concorrência
{{ noCommentsLabel }}