Câmaras perdem mais de 40 milhões por atraso do Governo em atualizar taxas sobre embalagens
A Associação Nacional de Municípios Portugueses critica a tutela e alega que as câmaras "não suportam mais a não atualização de valores".
As câmaras vão perder 42,5 milhões de euros até 30 de junho deste ano, segundo os dados do Ministério do Ambiente, porque o Governo não preparou atempadamente o diploma que aumentaria para quase o dobro o montante a pagar pelas entidades gestores do sistema de gestão de embalagens e resíduos de embalagens aos municípios, avançou esta quarta-feira o Jornal de Notícias (acesso pago).
Em causa está o modelo de cálculo e dos valores das taxas a pagar pelas entidades, que deveriam ter sido atualizados a 1 de janeiro deste ano. No entanto, como o diploma para atualizar os valores não foi feito a tempo, o Governo prolongou até 30 de junho a vigência das taxas que estavam em vigor para assegurar a continuidade de serviço.
A tutela explicou ao JN que os valores apenas podem ser atualizados quando estiver terminado o processo legislativo referente ao Regime de Gestão de Fluxos Específicos de Resíduos que “estabelece as novas regras para a aprovação do modelo de cálculo dos valores das contrapartidas financeiras, e que se encontra para promulgação”. No entanto, a Associação Nacional de Municípios Portugueses já criticou o Governo por “não haver aumentos desde 2017”. As câmaras “não suportam mais a não atualização de valores”, disse Hélder Sousa e Silva, presidente dos autarcas social-democratas e autarca de Mafra.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmaras perdem mais de 40 milhões por atraso do Governo em atualizar taxas sobre embalagens
{{ noCommentsLabel }}