Russos produzem carros em fábrica encerrada pela Stellantis com recurso a kits chineses

  • ECO
  • 15 Fevereiro 2024

Empresa russa Automotive Technologies importou, pelo menos, 42 kits de carro fabricados na China pelo Dongfeng Motor Group para a montagem do modelo Citroёn C5 Aircross na unidade de Kaluga.

A Stellantis suspendeu a produção automóvel na Rússia em abril de 2022, na consequência das sanções implementadas depois da invasão à Ucrânia. No entanto, os russos estão a usar uma fábrica do grupo para produzir automóveis Citroën, através de um acordo com um parceiro chinês.

Segundo avança a Reuters, em dezembro de 2023, a empresa russa Automotive Technologies importou, pelo menos, 42 kits de carro para a montagem do modelo Citroёn C5 Aircross na fábrica de Kaluga. Esta unidade fabril ainda é na sua maioria propriedade da Stellantis. Estes kits foram fabricados na China pelo Dongfeng Motor Group.

Não é claro se estes kits contêm ou não peças que sejam abrangidas pelas sanções ocidentais à Rússia (das quais a China não faz parte). Nada indica também que a Stellantis tenha conhecimento destas importações, refere a agência de notícias.

No entanto, o caso evidencia a falta de controlo por parte das empresas ocidentais depois de terem suspendido as suas operações em território russo ou de terem saído do país após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022. E demonstra ainda a dependência russa face à China, em especial na indústria automóvel.

Em declarações à Reuters, a Stellantis reconheceu ter concluído no final de 2023 que tinha “perdido o controlo das suas entidades na Rússia”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Russos produzem carros em fábrica encerrada pela Stellantis com recurso a kits chineses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião