Douro Litoral pode ser vendida por mais de 400 milhões de euros
Crescimento devido ao congestionamento da VCI, possível extensão da concessão, crescimento do PIB e rendimento familiar acima da média nacional naquela região pode aumentar o valor de venda da AEDL.
Os fundos detentores da Autoestrada do Douro Litoral (AEDL), liderados pela Strategic Value Partners, contrataram o Goldman Sachs e o Natixis para vender a empresa que gere as autoestradas A43, A41 e A32, que servem a Área Metropolitana do Porto. Segundo o Jornal de Negócios (acesso pago), nas próximas semanas vão ter início os contactos com potenciais investidores, como operadores rodoviários e fundos de infraestruturas internacionais, para concluir a operação de venda durante o verão.
O valor de venda pode ultrapassar os 400 milhões de euros, uma vez que transações recentes na Europa no setor das autoestradas com portagens foram feitas por 12 a 15 vezes o valor do EBITDA, e como o EBITDA esperado para este ano ultrapassa os 35 milhões de euros, feitas as contas, implica uma avaliação da concessionária em, pelo menos, 420 milhões de euros.
No entanto, a avaliação pode ser superior, pois prevê-se um crescimento orgânico impulsionado pelo congestionamento da VCI, a via alternativa, e por esperar beneficiar de uma extensão do prazo da concessão em alguns anos devido à Covid-19, podendo ultrapassar o contrato de concessão de 27 anos que terminaria em 2034. Além disso, a concessionária justifica as suas perspetivas com o crescimento do PIB e o rendimento das famílias acima da média nacional naquela região. Desde 2011, a AEDL tem registado crescimentos anuais no tráfego de 12%, estando os níveis atuais a 40% acima dos pré-pandemia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Douro Litoral pode ser vendida por mais de 400 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}