Portugal acima da média no consumo de eletricidade renovável na UE

Em 2022, mais de metade do consumo de eletricidade em Portugal foi proveniente de fontes renováveis. Apesar de estar acima da média, o país não ocupou um lugar no pódio.

Portugal mantém-se entre os principais consumidores de eletricidade renovável na União Europeia (UE), não conseguindo superar, ainda assim, a Suécia, Dinamarca e Áustria que, em 2022, foram os maiores consumidores desta energia.

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat, em 2022, a maior parte do consumo bruto de eletricidade em Portugal proveio de fontes renováveis, cerca de 61%. Um aumento quando comparado com os dois anos anteriores, altura em que este consumo representava cerca de 58%.

Na Suécia, cerca de 83% do consumo de eletricidade é proveniente de fontes renováveis, com a energia hídrica e a eólica a serem os principais impulsionadores. Na Dinamarca, o consumo de eletricidade “verde” representa cerca de 77% e na Áustria esse valor desce para 74,7%. Foram também registadas percentagens maioritárias na Croácia (55,5%), Letónia (53,3%) e Espanha (50,9%).

À semelhança destes países, também a Finlândia e a Alemanha — ambos com 47% — a Roménia (43%) e a Grécia (42%) registam níveis de consumo de eletricidade “verde” acima da média europeia. O gabinete de estatística europeu detalha que essa média manteve-se na ordem dos 37%, entre 2020 e 2021, tendo subido para 41%, em 2022. No total, as fontes de energia renováveis registaram um aumento de 5,7% entre 2021 e 2022.

Ademais, acrescenta o Eurostat, a eletricidade proveniente de renováveis situa-se bem à frente de outras fontes, como a nuclear (menos de 22%), o gás (menos de 20%) ou o carvão (menos de 17%).

A energia eólica e a energia hidroelétrica representaram mais de dois terços do total da eletricidade produzida a partir de fontes renováveis (37,5 % e 29,9 %, respetivamente). O restante um terço da eletricidade provém da energia solar (18,2%), dos biocombustíveis sólidos (6,9%) e de outras fontes renováveis (7,5%). O Eurostat indica ainda que a energia solar é a fonte em mais rápido crescimento: em 2008, representava apenas 1% da eletricidade consumida na UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal acima da média no consumo de eletricidade renovável na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião