Coupang escolhe ex-diretor de operações para pôr em ordem as contas da Farfetch

Pankaj Srivastava é o nome escolhido pelos sul-coreanos para prosseguir a transformação de negócios e o processo de melhoria do desempenho operacional na nova fase da Farfetch.

Uma semana após ser conhecida uma lista com oito nomes do conselho de administração que abandonaram a Farfetch, onde se incluía o chief financial officer (CFO), a plataforma de venda online de produtos de luxo criada pelo português José Neves e vendida à Coupang em dezembro já tem novo CFO. Pankaj Srivastava, o antigo vice-presidente de operações financeiras globais da Coupang e chefe de operações de negócios globais, foi o nome escolhido para pôr em ordem as contas da Farfetch.

Pankaj Srivastava substitui Tim Stone no cargo de administrador financeiro, uma semana após ter sido divulgado que era um dos oito diretores que saíram da Farfetch. Tim Stone tinha sido apontado como CFO no passado mês de setembro, substituindo no cargo Elliot Jordan, cuja saída tinha sido anunciada em fevereiro do ano passado. Foi ele quem apanhou com a turbulência financeira da plataforma de bens de luxo antes da venda à Coupang devido à iminência de uma entrada em situação de rutura financeira.

Srivastava acumulava desde julho de 2020 os cargos de vice-presidente de operações financeiras globais e de chefe de operações de negócios globais na Coupang, tendo exercido funções de CFO na Kodaq e na Flex. “Com mais de 29 anos de experiência como CFO global e líder de operações empresariais, a sua liderança e vasta experiência na transformação de negócios e na condução do desempenho operacional serão fundamentais à medida que a Farfetch entra no seu próximo capítulo”, adiantou a tecnológica, num e-mail enviado aos colaboradores.

Com mais de 29 anos de experiência como CFO global e líder de operações empresariais, a sua liderança e vasta experiência na transformação de negócios e na condução do desempenho operacional serão fundamentais à medida que a Farfetch entra no seu próximo capítulo.

Farfetch

A Coupang está a implementar uma profunda reestruturação na Farfetch, depois de ter concluído a aquisição daquele que foi o primeiro unicórnio de ADN português no início deste mês. Na sequência deste processo, a Farfetch iniciou há precisamente uma semana um plano de despedimentos em Portugal, propondo aos trabalhadores visados duas alternativas: a saída por mútuo acordo ou o despedimento coletivo.

A quem aceitar sair por mútuo acordo, a companhia está a propor o pagamento de 30 dias por cada ano de contrato e tudo o que têm direito no acerto de contas com a empresa, mas não terá acesso a subsídio de desemprego.

A segunda possibilidade em cima da mesa é esperar que a Farfetch avance com um processo de despedimento coletivo, para o qual não há data ainda. Nesta situação, as pessoas envolvidas receberão o valor legal definido (14 dias por cada ano de contrato) e têm direito à inscrição no subsídio de desemprego.

Os trabalhadores com quem a Farfetch iniciou negociações em Portugal tinham até esta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, para decidir se aceitavam os termos oferecidos pela tecnológica.

Em relação ao futuro da Farfetch em Portugal, fonte oficial da empresa garantiu ao ECO que “Portugal continua a ser uma base importante para a Farfetch“. Contudo, não se sabe em que termos os novos acionistas irão manter as operações em Portugal.

Atualmente a empresa já está apenas presente em quatro cidades portuguesas – Lisboa, Matosinhos e Guimarães -, isto depois de ter encerrado os escritórios em Braga no final do último verão.

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