Portuguesa Powerdot capta 100 milhões em ronda de financiamento e quer investir 30 milhões em Portugal

Além de Portugal, a maior operadora de carregamentos de carros elétricos espera reforçar a presença em Espanha, França, Bélgica e Polónia graças à última ronda de investimento.

A Powerdot angariou 100 milhões de euros na última ronda de financiamento, operação que lhe permitirá impulsionar o crescimento nos cinco mercados onde opera. Até 2025, a maior operadora de carregamentos de carros elétricos espera investir um total de 260 milhões de euros, 30 milhões dos quais em Portugal.

De acordo com a nota divulgada esta quinta-feira, em 2023, a empresa registou um aumento de 201% nos pontos de carregamento operacionais e de 218% no consumo de kWh, operando atualmente mais de 5.000 pontos de carregamento e tendo planos para instalar mais 10.000 pontos em mais de 1.400 locais.

A nível nacional serão investimentos 30 milhões de euros, numa altura em que a empresa portuguesa opera mais de 1.300 pontos de carregamento em mais de 500 localizações, sendo, atualmente, o maior operador em pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos. Mas não será o país de origem que receberá a maior fatia dos 260 milhões de euros previstos.

O maior investimento será realizado em França, num total de 153 milhões de euros. Naquele país, a empresa liderada por Luís Santiago Pinto e José Sacadura registou um crescimento exponencial de 500% no kWh consumido, em 2023, operando mais de 3.700 pontos de carregamento em mais de 680 locais.

Ao Capital Verde, fonte oficial da Powerdot explica que a diferença entre o peso do investimento em entre os dois países justifica-se pelo “facto de termos um maior número de parcerias em França e daí ser natural que o investimento seja maior do que em Portugal“.

Tal como Portugal, também a vizinha Espanha terá direito a um investimento de 30 milhões de euros, para reforçar a rede de 1.300 pontos de carregamento em 200 locais, enquanto a Polónia receberá 42 milhões de euros para concretizar os planos de expansão previstos para 2024. Na Bélgica, a Powerdot investirá cinco milhões no sentido de alcançar a meta de mais de 200 locais, nos próximos anos.

 

Os 260 milhões de euros permitirão à Powerdot instalar 15 mil pontos de carregamentos nestes cinco mercados, “contribuindo significativamente para a descarbonização do transporte europeu”. Atualmente, a operadora portuguesa detém mais de cinco mil pontos de carregamento em cerca de 1.300 locais, tendo em curso planos para instalar 10 mil pontos de carregamento em mais de 1.400 locais.

Os planos de crescimento neste cinco mercados serão concretizados através dos 100 milhões de euros, cuja a maior fatia é proveniente do fundo Antin Infrastructure Partners – que já tinha investido 150 milhões de euros, em 2022 – e a Arié Grou.

“Este financiamento estratégico permitirá à Powerdot impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias, expandir a sua infraestrutura de carregamento e reforçar parcerias estratégicas em toda a Europa”, informa a nota enviada ao Capital Verde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Powerdot capta 100 milhões em ronda de financiamento e quer investir 30 milhões em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião