BRANDS' CAPITAL VERDE Câmara Municipal do Porto e Fórum da Energia e Clima debatem descarbonização das cidades
Planear o futuro do espaço urbano: a VII edição da Energy & Climate Summit acontece no próximo dia 4 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Na década da descarbonização, e tendo em conta a urgência da transição para as energias renováveis, da redução dos níveis de poluição nas cidades, do desafio do planeamento urbano e da mudança para uma economia mais circular e sustentável, a Câmara Municipal do Porto e o Fórum da Energia e Clima promovem uma cimeira para debater soluções para um desafio comum a todas as cidades do mundo.
Esperam-se convidados nacionais e internacionais para um debate transversal que irá envolver políticas públicas, ciência, sociedade civil, mas também empresas que tomam já a dianteira na transição para a sustentabilidade.
Para a organização, a realização deste debate no Porto foi uma escolha óbvia, em linha com o posicionamento de liderança que a cidade assumiu nesta transição. Recorde-se que o Porto foi selecionado pela Comissão Europeia para integrar o grupo das 100 cidades inteligentes e com impacto neutro no clima e, como Cidade-Missão, lançou o Pacto do Porto para o Clima, em setembro de 2022. Desde então, agrega já mais de 750 subscritores, entre grandes stakeholders nacionais, do Porto e Região Norte e cidadãos a título individual, mobilizados para alcançar a neutralidade carbónica da cidade até 2030.
"70% das pessoas do Mundo irão viver nas cidades até meio deste século, e nós teremos que pensar as cidades para nelas podermos viver com qualidade e com saúde, e isso significa, em muitos aspetos fazer diferente, mudar o modelo, e a ciência já nos apontou qual é esse caminho do futuro para mais rapidamente termos cidades descarbonizadas, onde a economia é circular e sustentável e onde as pessoas possam ser mais felizes.”
Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, este evento representa “uma afirmação deste que é o caminho traçado, nos últimos anos, pelo Município do Porto rumo à neutralidade climática até 2030.”
"O Porto é já uma referência na transição climática, trabalhando para que esta seja justa, informada, partilhada e eficaz. Temos atuado em várias frentes e com múltiplos parceiros e esta cimeira é mais um exemplo do envolvimento e co-criação que mantemos com as diversas partes interessadas da cidade, nomeadamente no âmbito do Pacto do Porto para o Clima.”
O programa está neste momento a ser finalizado e contará com painéis que irão debater três grandes temas – Transição Energética nas Cidades; Planeamento Urbano e Mobilidade; e Uma economia mais verde nas cidades.
A informação será atualizada AQUI, onde será igualmente disponibilizado o link para inscrição gratuita no evento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara Municipal do Porto e Fórum da Energia e Clima debatem descarbonização das cidades
{{ noCommentsLabel }}