José Eduardo Carvalho reeleito na presidência da AIP. Conheça a equipa até 2027

  • Joana Abrantes Gomes
  • 29 Fevereiro 2024

No cargo desde 2012, José Eduardo Carvalho continua à frente da Associação Industrial Portuguesa, sediada em Lisboa. Pedro Ferraz da Costa lidera Assembleia Geral e Mara Almeida o Conselho Fiscal.

Presidente da Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) desde 2012, José Eduardo Carvalho foi reeleito para um novo mandato na liderança desta associação empresarial até 2027.

A lista candidata aos órgãos sociais da AIP-CCI foi eleita com 98% dos votos expressos. É liderada por José Eduardo Carvalho na direção, tendo Pedro Ferraz da Costa à frente da Mesa da Assembleia Geral e Mara Almeida no Conselho Fiscal.

Da direção fazem também parte Vítor Neto, da NERA; Nuno Ribeiro da Silva, da Telcabo; António Tavares, da Renova; António Poças da Rosa, da NERLEI; António Leal, da NERSANT; Jorge Pais, da Endogena; Rosinda Castanhas, da VHumana; e Joana Rafael, da Senseidata.

José Eduardo Carvalho, presidente da AIP

Em comunicado, a AIP refere que, neste novo mandato de quatro anos, quer ter um “papel mais interventivo” nas áreas fiscal, laboral, proteção ambiental, capitalização e infraestruturas, nas quais considera que “o movimento associativo empresarial tem demonstrado um défice de intervenção sobre a política económica”.

Ao mesmo tempo, a nova direção promete continuar com o processo de “consolidação da sustentabilidade financeira e do equilíbrio de exploração” da associação empresarial sediada em Lisboa, posicionando-a como “uma plataforma ao serviço do tecido empresarial”.

Para José Eduardo Carvalho, esta reeleição é “um sinal de reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos últimos anos”. “Tanto a nível interno, pelo processo de reestruturação que realizámos na AIP, como externo, com o crescente papel que temos e queremos continuar a ter na defesa dos nossos associados, das empresas que criam valor para Portugal”, completa.

Dois dos pilares de atuação para o mandato de 2024 a 2027 serão a “inovação através da digitalização” e a “transição para uma energia mais limpa, que é também economicamente mais eficiente”. Adicionalmente, “a necessidade premente de aumento da produtividade nas empresas portuguesas num contexto de crescimento acelerado dos salários, evolução essa que deve estar correlacionada a bem da estabilidade financeira do setor empresarial”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Eduardo Carvalho reeleito na presidência da AIP. Conheça a equipa até 2027

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião