Famílias portuguesas resgataram 1.200 milhões dos PPR em 2023
Valor resgatado dos PPR ficou 51% acima do registado no ano anterior. Subida acontece numa altura em que estas poupanças podem ser usadas, sem penalização, para pagar o crédito à habitação.
Em 2023, as famílias portuguesas resgataram mais de 1.200 milhões de euros dos planos de poupança-reforma (PPR), numa altura em que foi possível canalizar estas verbas para os encargos com o crédito à habitação, sem penalizações. Este valor ultrapassa em 51% as verbas resgatadas no ano anterior, de acordo com dados da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).
Segundo o Jornal de Negócios, os resgates ao longo de 2023 foram mais expressivos entre os produtos clássicos – os seguros PPR não ligados, tradicionalmente mais conservadores e com capital garantido –, de onde saíram quase 982,7 milhões de euros. Já dos seguros PPR ligados, mais arriscados e com maior exposição aos mercados financeiros, foram resgatados 232,3 milhões de euros, de acordo com os dados do regulador dos seguros citados pelo jornal.
A saída de poupanças pode ser explicada, pelo menos em parte, pelo período excecional no qual é permitido o reembolso sem penalização de planos poupança-reforma e de educação (PPR e PPR/E), com vista a mitigar o impacto da subida da inflação. Inicialmente, a medida permitia que o resgate não tivesse penalizações caso o capital fosse usado para a prestação da casa, tendo em maio sido alargado também à amortização antecipada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Famílias portuguesas resgataram 1.200 milhões dos PPR em 2023
{{ noCommentsLabel }}