Zona Euro passa de défice a excedente comercial de 64 mil milhões de euros em 2023

Os países do euro recuperaram do défice de 335 mil milhões de euros registados em 2022. A suportar a evolução positiva esteve a forte quebra das importações, que recuaram 13,4%, em 2023.

Os países da Zona Euro fecharam o último ano com um excedente comercial de 64 mil milhões de euros, um valor que compara com um défice de 335 mil milhões de euros registado em 2022, segundo os dados do Eurostat divulgados esta segunda-feira. Na União Europeia, o excedente situou-se em 38 mil milhões de euros em 2023, contra o défice de 436,1 mil milhões registado um ano antes.

A contribuir para a evolução positiva registada pelo comércio internacional da região esteve a forte descida das importações, que baixaram 13,4% para 2.777,7 mil milhões de euros, enquanto as exportações contraíram apenas 1,1% para 2.841,7 mil milhões de euros. No contexto da União Europeia, as exportações fixaram-se em 2.555,5 mil milhões de euros, enquanto as importações baixaram 16,3% para 2.517,6 mil milhões.

O comércio dentro dos países do euro baixou 5,1% para 2.630,8 mil milhões de euros.

As primeiras estimativas para janeiro mostram uma manutenção da tendência registada nos meses anteriores, com a Zona Euro a apresentar um excedente de 11,4 mil milhões de euros no comércio de bens com o resto do mundo, enquanto em igual período do ano passado, o bloco do euro registou um défice de 32,6 mil milhões de euros.

Segundo os números do Eurostat, as exportações de bens para o resto do mundo situaram-se em 225,9 mil milhões de euros, em janeiro deste ano, o que representa uma subida de 1,3% face ao valor registado um ano antes (222,9 mil milhões).

Já as importações caíram 16,1% para 214,5 mil milhões de euros, face a janeiro de 2023.

Este saldo positivo do comércio internacional foi sobretudo liderado pelo excedente do setor químico, seguido pelo setor das máquinas e veículos. Um movimento que compensou em parte o défice no setor da energia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zona Euro passa de défice a excedente comercial de 64 mil milhões de euros em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião