Altri volta a aumentar preços da pasta de papel em abril. Subida de 80 dólares por tonelada na Europa

A papeleira portuguesa anunciou um aumento dos preços de 80 dólares por tonelada para o mercado europeu e de 100 dólares para a América do Norte. Na Ásia, o aumento é de 30 dólares.

À semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos meses, a Altri anunciou um novo aumento de preços da pasta de papel, para abril. A papeleira portuguesa volta, assim, a acompanhar a subida de preços anunciada pela brasileira Suzano. O aumento será de 80 dólares por tonelada nas vendas para a Europa e de 100 dólares para a América do Norte, enquanto para a Ásia o aumento fixou-se em 30 dólares.

Com este aumento, o preço de referência para a tonelada de pasta passa para 1.380 dólares na Europa e para os 1.590 dólares na América do Norte. A Suzano, a maior produtora mundial de pasta branqueada de eucalipto (BEKP), tem vindo a aumentar os preços da pasta de papel nos últimos meses, subidas que têm sido acompanhadas pela Altri.

“A Altri vai acompanhar este aumento de preços”, diz fonte oficial da Altri.

Depois de, em março, ter incluído a Ásia nos aumentos, em abril, a Suzano agravou o aumento do preço de venda para a América do Norte. No mês passado tinha anunciado um aumento, a ser aplicado em março, de 80 dólares por tonelada nas vendas para a Europa e América do Norte, enquanto para a Ásia o aumento fixou-se em 30 dólares.

A Altri reportou na semana passada os resultados de 2023. A empresa fechou o ano com lucros de 42,8 milhões de euros, o que representa uma quebra de 72% face ao resultado líquido reportado em 2022, com os números a serem pressionados pela descida dos preços.

Apesar da forte contração registada em 2023, a empresa de pasta e papel está a perspetivar uma melhoria de rentabilidade este ano, alicerçada na subida dos preços da matéria-prima, que já vêm a ser implementados em 2024.

“Antecipamos que a Europa possa ter uma primeira metade do ano de 2024 com uma recuperação da procura e alguma melhoria sustentada de preços”, sublinhou a empresa no mesmo relatório.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri volta a aumentar preços da pasta de papel em abril. Subida de 80 dólares por tonelada na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião