Estudo da Adecco sugere que IA vai mesmo reduzir empregos
Cerca de quatro em cada dez executivos inquiridos pela Adecco assumiram esperar ter menos trabalhadores nas suas empresas por causa da inteligência artificial.
A inteligência artificial (IA) vai conduzir várias empresas a empregarem menos pessoas nos próximos cinco anos, segundo um estudo do Grupo Adecco citado pela Reuters. A IA generativa, capaz de criar textos, imagens e vídeos, permite eliminar as tarefas mais repetitivas, mas também tem gerado receios por poder tornar alguns empregos obsoletos.
Cerca de quatro em cada dez executivos seniores que participaram no estudo da Adecco assumiram esperar ter menos trabalhadores nas suas empresas por causa desta tecnologia. No entanto, a maioria dos inquiridos diz não ter feito progressos suficientes para adotar IA nas suas operações.
“Quase todos os empregos vão ser afetados pela IA, de uma forma ou outra”, considerou Denis Machuel, CEO da Adecco, em declarações à Reuters. “A IA pode ser um ‘assassino de empregos’ e também pode criar empregos”, acrescentou.
“Há dez anos, havia um grande receio de que muitos empregos fossem destruídos pelo digital, quando, na verdade, muitos empregos foram criados pelo mundo digital”, afirmou. “Entre os postos de trabalho criados pela IA e os postos de trabalho destruídos, acreditamos que vai haver um equilíbrio“, rematou o responsável.
O relatório foi realizado com base num inquérito a executivos de 2.000 grandes empresas dos EUA, Reino Unido, Alemanha, Japão, Espanha, Canadá, Austrália e Singapura, de vários setores de atividade, nomeadamente, defesa, farmacêutica, cuidados de saúde, indústria e logística.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estudo da Adecco sugere que IA vai mesmo reduzir empregos
{{ noCommentsLabel }}