Fisco lança concurso para iniciar avaliação de terrenos
A plataforma para avaliar o património rústico deverá ficar concluída em 2025. Este sistema vai permitir também ligações ao cadastro.
Já foi lançado um concurso público pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para a aquisição de serviços de desenvolvimento aplicacional no âmbito do Sistema de Avaliação dos Prédios Rústicos, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).
O objetivo é criar uma plataforma informática que permitirá a avaliação geral do património rústico, bem como a atualização do valor patrimonial tributário (VPT) para efeitos de IMI. Este sistema deverá ficar pronto no próximo ano e permitir ligações ao cadastro.
Este processo de avaliação já estava previsto desde 2017, mas sofreu alguns atrasos durante o período da pandemia. Agora foi dado mais um passo, com o lançamento do concurso público, para a “a realização de trabalhos para estabelecimento de interfaces com o BUPi [Balcão Único do Prédio], Direção-Geral do Território (DGT) e outras entidades com informação necessária à avaliação de prédios rústicos” e ainda a “atualização da matriz predial rústica com a informação enviada pelo BUPi e DGT, atualização da caderneta predial rústica e evolução do sistema de avaliações do IMI para incluir a avaliação de prédios rústicos”, segundo o caderno de encargos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fisco lança concurso para iniciar avaliação de terrenos
{{ noCommentsLabel }}