Antiga Qimonda e Infineon escolhem Vila do Conde para novo centro de semicondutores
A unidade portuguesa da Amkor vai acolher um novo centro dedicado às embalagens e testes de semicondutores. Centro deve estar em funcionamento na primeira metade de 2025.
A gigante americana AmkorTechnology e a InfineonTechnologies escolheram Portugal para abrir um novo centro de embalagens e testes de semicondutores, um projeto que resulta de uma parceria entre ambas as empresas e que pretende aumentar a independência da Europa em matéria de semicondutores.
O novo centro ficará situado na fábrica que a Amkor tem em Vila do Conde. As empresas, ambas com unidades industriais na região do Porto e que empregam várias centenas de trabalhadores no país, preveem que o centro esteja em funcionamento na primeira metade de 2025.
Especializada em packaging, montagem e teste de semicondutores, a fábrica da ATEP – Amkor Technology Portugal, que tem atualmente cerca de 800 trabalhadores, irá expandir as suas instalações em Vila do Conde (distrito do Porto) e gerir a linha de produção, fornecendo espaço dedicado para salas limpas, enquanto a Infineon ficará responsável por fornecer uma equipa responsável por dar apoio na área de engenharia e desenvolvimento.
A parceria entre as duas empresas vai permitir reforçar a aposta na montagem e teste de semicondutores, fortalecendo a cadeia de abastecimento europeia de semicondutores e contribuindo para torná-la mais resiliente – especialmente para os clientes do setor automóvel, escolhendo Portugal para centralizar esta aposta.
“A Infineon e a Amkor estão a aumentar a resiliência geográfica e a segurança de fornecimento para os nossos clientes. Juntos, estamos a reforçar a importância da Europa como local de fabrico de semicondutores”, apontou Alexander Gorski, vice-presidente executivo da Infineon.
Há 20 anos que a Infineon opera com sucesso um grande centro de serviços no Porto, agora com mais de 600 funcionários. Com o centro de produção conjunto, estamos a ficar ainda mais enraizados no excelente ecossistema de semicondutores de Portugal. Estamos ansiosos por aumentar ainda mais a nossa presença em Portugal.
Alexander Gorski realçou ainda que “há 20 anos que a Infineon opera com sucesso um grande centro de serviços no Porto, agora com mais de 600 funcionários. Com o centro de produção conjunto, estamos a ficar ainda mais enraizados no excelente ecossistema de semicondutores de Portugal. Estamos ansiosos por aumentar ainda mais a nossa presença em Portugal“, rematou Gorski.
“A Amkor está orgulhosa por expandir a parceria com a Infineon”, adiantou Giel Rutten, presidente e CEO da Amkor. “Continuamos a investir na nossa fábrica no Porto, a expandir a capacidade ao mesmo tempo que ampliamos o nosso portefólio de embalagens avançadas e tecnologia de testes”, acrescentou Giel Rutten.
Continuamos a investir na nossa fábrica no Porto, a expandir a capacidade ao mesmo tempo que ampliamos o nosso portefólio de embalagens avançadas e tecnologia de testes.
Para o CEO da Amkor, que há seis anos comprou à Nanium, a empresa que nasceu da falência da Qimonda e era detida pelo Estado (18%, através da AICEP), pelo BCP (41%) e pelo Novobanco (41%), esta colaboração com a Infineon representa mais um avanço para ambas as empresas para reforçar a resiliência da cadeia de fornecimento no mercado de semicondutores para os setores automóvel e industrial.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Antiga Qimonda e Infineon escolhem Vila do Conde para novo centro de semicondutores
{{ noCommentsLabel }}