CP prevê custo de 520 milhões de euros com compra de 16 comboios para a Alta Velocidade

  • ECO
  • 16 Abril 2024

Com 52 serviços diários, 8 milhões de passageiros por ano e uma taxa de ocupação de 80% –, a nova ligação ferroviária Lisboa - Porto deve gerar 6,2 mil milhões euros ao longo dos 30 anos da concessão.

A CP estima que a compra de 16 comboios para a Alta Velocidade vai custar cerca de 520 milhões de euros, escreve o Jornal de Negócios. A operadora ferroviária prevê lançar este ano o concurso para a aquisição do material circulante para a futura linha que ligará Lisboa e Porto.

De acordo com a análise de viabilidade da operação da Alta Velocidade feita pela consultora KPMG, a operação irá gerar cerca de 6,2 mil milhões de euros ao longo dos 30 anos da concessão, com base nos cenários apresentados pela IP: 52 serviços diários, 8 milhões de passageiros por ano e uma taxa de ocupação de 80%.

A consultora refere que o maior custo da operação, cerca de 40%, será o pagamento da taxa de utilização da infraestrutura (TUI) ferroviária, que a IP definiu ser 10 euros por comboio por quilómetro de Alta Velocidade, quando atualmente é cerca de 2 euros. Um valor que vai permitir à empresa pública pagar 15% do custo do investimento da nova linha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CP prevê custo de 520 milhões de euros com compra de 16 comboios para a Alta Velocidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião