Portugal tem a maior queda da dívida pública entre os países da União Europeia

Apesar de ter registado uma queda recorde de 13,4 pontos percentuais do seu rácio da dívida face ao PIB, Portugal permanece com um nível de dívida acima da média da União Europeia.

A queda recorde da dívida pública no ano passado colocou Portugal no topo dos países da Zona Euro que mais cortaram o seu nível de endividamento em 2023.

De acordo com dados do Eurostat, Portugal registou uma queda homóloga de 13,3% do stock da dívida em função do PIB no último trimestre do ano passado, que compara com um corte de 2,3% da média dos países da Zona Euro. O único país que se aproximou de Portugal nesta matéria foi a Grécia, ao registar um corte homólogo de 3,4%.

Os dados mostram que grande parte do corte da dívida nacional aconteceu no último trimestre do ano, com o rácio da dívida face ao PIB a registar uma contração em cadeia de 8,4 pontos percentuais, que compara com um corte de 1,1% da média dos países da Zona Euro de 0,7% dos Estados-membros da União Europeia.

O gabinete estatístico da União Europeia revela ainda que, “em comparação com o quarto trimestre de 2022, nove Estados-membros da [União Europeia] registaram um aumento do rácio da dívida relativamente ao PIB no final do quarto trimestre de 2023 e 18 Estados-membros uma diminuição”, lê-se num comunicado publicado nesta segunda-feira.

Entre os países que mais se endividaram em 2023 do espaço europeu está a Finlândia, que contabilizou um incremento de 2,3 pontos percentuais do rácio da dívida face ao PIB para 75,8%, a Letónia e a Roménia, que aumentaram, respetivamente, em 1,8 pontos percentuais e 1,3 pontos percentuais os seus rácios de dívida face à riqueza criada no país.

Apesar de ter fechado 2023 com uma dívida pública equivalente a 99,1% do PIB, o rácio mais baixo dos últimos 14 anos, Portugal mantém um rácio acima da média da Zona Euro (88,6%) e da União Europeia (81,7%).

No canto oposto, entre os países que mais cortaram o rácio da dívida face ao PIB está destacadamente Portugal, ao registar uma queda de 13,4 pontos percentuais do rácio para o marco histórico de 99,1%, a Grécia e ainda o Chipre, que reduziram em 10,8 pontos percentuais e 8,3 pontos percentuais, respetivamente, o seu rácio da dívida pública face ao PIB.

No entanto, Portugal continua a ser um dos países da Zona Euro e da União europeia com maior nível de endividamento. Apesar de ter fechado 2023 com uma dívida pública equivalente a 99,1% do PIB, o rácio mais baixo dos últimos 14 anos, Portugal mantém um rácio acima da média da Zona Euro (88,6%) e da União Europeia (81,7%), ficando apenas atrás da Grécia (161,9%), Itália (137,3%), França (110,6%), Espanha (107,7%) e Bélgica (105,2%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem a maior queda da dívida pública entre os países da União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião