Trichet avisa que níveis de dívida pública são mais preocupantes do que antes da falência do Lehman Brothers

O antigo presidente do BCE indica que a dívida pública nas economias avançadas aumentou para 114% do PIB, em comparação com 75% antes da crise financeira global.

A dívida pública atingiu níveis mais preocupantes do que antes da falência do Lehman Brothers, em 2008, avisou, esta sexta-feira, o antigo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, em declarações à Bloomberg (acesso pago).

Trichet olha para os crescentes níveis de dívida como um sinal de alerta para os mercados bolsistas que alcançam máximos históricos. “Não quero ser demasiado negativo, mas sou cauteloso”, disse Trichet numa entrevista à Bloomberg, indicando que a dívida nas economias avançadas aumentou para 114% do PIB, em comparação com 75% antes da crise financeira global.

“Estou preocupado com as bolsas de ambos os lados do Atlântico, tendo em conta o risco económico e financeiro global”, acrescentou.

Ainda assim, elogiou o papel dos bancos centrais no combate ao choque inflacionista, causado pelo aumento dos preços do petróleo. “A Fed e o BCE fizeram muito bem em evitar que sofrêssemos este tipo de trauma”, disse Trichet.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trichet avisa que níveis de dívida pública são mais preocupantes do que antes da falência do Lehman Brothers

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião