La Llotja de Palma acolherá a exposição do célebre artista londrino Julian Opie

  • Servimedia
  • 22 Abril 2024

La Llotja de Palma prepara-se para receber a obra do artista britânico Julian Opie, de 26 de abril a 31 de agosto, numa exposição que promete cativar o público com a sua proposta inovadora.

Os amantes da arte contemporânea terão a oportunidade de mergulhar no universo criativo de Opie, cujas obras percorrerão diferentes espaços dentro e fora do edifício histórico.

Opie é um artista conhecido pela sua linguagem formal distintiva que desafia os limites da representação visual e concebeu esta exposição como uma intervenção que dialoga harmoniosamente com a arquitetura de La Llotja. Um total de 12 obras cuidadosamente selecionadas pelo próprio artista serão alinhadas com a geometria interior do edifício, refletindo temas recorrentes na sua obra, como a figura em movimento, o rosto humano e a arquitetura contemporânea.

O projeto de Opie não se limita ao interior de La Llotja; duas imponentes esculturas de aço dominarão a praça circundante, enquanto no Passeig Sagrera e no Passeig del Born, as suas conhecidas esculturas animadas por LED interagirão com os transeuntes. Para além disso, o Casal Solleric acolherá uma instalação de grande escala e animação LCD, que será visível a partir da rua, completando assim uma experiência artística que ultrapassa os limites do recinto.

O COMPROMISSO DE PROHENS COM A CULTURA

A exposição foi organizada pelo Governo das Ilhas Baleares em colaboração com a Câmara Municipal de Palma e a galeria Mario Sequeira, que representa o artista em Portugal. Um projeto ambicioso que faz parte do compromisso da Presidente das Ilhas Baleares, Marga Prohens, com o Consistório para consolidar La Llotja e a cidade de Palma como destinos de destaque no panorama internacional da arte e cultura contemporâneas.

Prohens pretende enriquecer o tecido cultural da região através de iniciativas como esta e desenvolver um programa permanente de exposições de artistas de renome mundial no arquipélago.

A exposição será a segunda a ser realizada em La Llotja desde junho de 2023, após a do artista português Pedro Cabrita Reis, que recebeu mais de 200 000 visitas. Agora, o público local e internacional de Maiorca poderá apreciar o talento do artista londrino, cujas obras já foram expostas em importantes museus e espaços públicos de todo o mundo, consolidando o seu lugar em coleções de prestígio como a Tate Modern de Londres e o MoMA de Nova Iorque.

Nas palavras de Opie, “um espaço tão belo como La Llotja não precisa de mais nada e, no entanto, o desafio é enchê-lo de arte sem perturbar o equilíbrio e o ambiente do interior. Como faço frequentemente, tentei estender as obras para além do local e para a cidade, alargando a discussão sobre retratos e monumentos, a linguagem do desenho e o processo de reconhecimento e interpretação de imagens”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

La Llotja de Palma acolherá a exposição do célebre artista londrino Julian Opie

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião