As escolhas dos próximos 50 anospremium

  • Gonçalo Saraiva Matias e Inês Renda
  • 25 Abril 2024

Nos últimos anos, as regras do jogo democrático têm sido postos em causa. As forças populistas procuram polarizar e ressignificar os termos do debate público, prosperando através da desinformação.

Quando há 50 anos escolhemos a democracia, não antecipávamos muitos dos desafios que hoje enfrentamos. É tempo de os olhar e debater, por forma a preparar os 50 anos que se seguem, não fosse este o direito e dever de todos os que se preocupam com a democracia. Em cada um dos avanços das últimas décadas, encontramos também os desafios que se colocam já no presente e se acentuarão no futuro. Na década de 70, um quarto da população portuguesa era analfabeta. De lá para cá, a educação democratizou-se e ajudou a democratizar o país. Hoje, 88% dos alunos chega ao ensino secundário e há mais de 400 mil jovens a frequentar o ensino superior, na sua maioria mulheres. Mas muitos, demasiados, veem-se obrigados a procurar melhores condições de vida lá fora. Ao contrário do que acontecia na década de

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Gonçalo Saraiva Matias
  • Presidente da Comissão Executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos
  • Inês Renda
  • Gestora de investigação e comunicação de ciência da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.