Tendências e Desafios para Portugal 2024premium

  • Cristina Castanheira Rodrigues
  • 23 Abril 2024

Portugal, com um mercado interno de pequena dimensão e baixos níveis de riqueza, não tem alternativa senão ter nas exportações o seu principal motor de crescimento.

Segundo projeções do Banco de Portugal no Boletim Económico de dez. 2023, “a economia portuguesa deverá crescer 2,1% em 2023, projetando-se um abrandamento em 2024, para 1,2%, e uma recuperação do crescimento nos anos seguintes, para 2,2%, em 2025 e 2,0% em 2026”. Acrescentado que “a economia estagnou no 2.º e 3.º trimestres de 2023 e deverá manter um crescimento baixo no quarto trimestre”. Esta opinião é parte integrante da quarta edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.No passado recente e curto prazo a economia tem-se ressentido com a fraqueza da procura externa, fruto do contexto internacional adverso, políticas monetárias restritivas e manutenção de taxas de juro elevadas, pouco favoráveis ao incremento de investimento privado e público. A médio prazo, e apesar do Banco de

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Cristina Castanheira Rodrigues
  • Administradora-Delegada da Capgemini Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.