Jerónimo Martins dispara 9%. Investidores aplaudem resultados

As ações da Jerónimo Martins subiram cerca de 9% depois de ter apresentado resultados trimestrais. Empresa tem tido um ano negativo na bolsa, mas esta pode ser a melhor sessão desde o verão de 2023.

O ano tem sido negativo na bolsa para a Jerónimo Martins, mas as ações da empresa que detém o Pingo Doce estão com novo fôlego esta sexta-feira, depois de ter apresentado resultados trimestrais. Cerca das 8h30, os títulos estavam a somar 9%, para 20,3 euros.

Se mantiver a tendência até ao fecho, será a melhor sessão para a Jerónimo Martins desde que subiu mais de 5% em junho de 2023. Apesar de ter revelado uma quebra nos lucros trimestrais de quase 31%, as vendas subiram e superaram os oito mil milhões de euros entre janeiro e março. O menor lucro é explicado pela dotação inicial para a constituição da Fundação Jerónimo Martins.

Este forte desempenho estava a erguer a praça nacional em mais de 2%. A retalhista era a cotada que mais subia entre todos os membros do PSI, a cotar em cerca de 6.673 pontos.

Confrontada com uma conjuntura de descida dos preços dos bens alimentares e aumento dos custos por causa da inflação, a dona dos hipermercados Pingo Doce apresentou esta sexta-feira uma descida percentual de dois dígitos nos lucros do primeiro trimestre — que, ainda assim, atribui à dotação inicial para a criação da sua nova Fundação, pois as vendas cresceram.

A Jerónimo Martins fechou o primeiro trimestre com um lucro de 97 milhões de euros, menos 30,7% do que nos primeiros três meses do ano passado, apesar do crescimento de quase 19% nas vendas e prestação de serviços. A queda é justificada pelo grupo com a “dotação inicial de 40 milhões de euros da recém-criada Fundação Jerónimo Martins”, pelo que o resultado líquido do período, “se excluídos os outros ganhos e perdas de natureza não recorrente”, está “em linha com o mesmo trimestre do ano anterior”, refere a empresa.

Evolução da Jerónimo Martins na bolsa de Lisboa:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins dispara 9%. Investidores aplaudem resultados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião