Sporting também é campeão na bolsa entre os maiores clubes cotados
Com uma valorização de 34,6% das ações no último ano, não há um único clube entre os cotados na bolsa com um desempenho melhor do que os "leões", que acabam de vencer o campeonato nacional de futebol.
O Sporting Clube de Portugal sagrou-se no domingo campeão nacional da Primeira Liga de futebol, depois de o Sport Lisboa e Benfica ficar matematicamente arredado da luta pelo primeiro lugar com uma derrota no estádio do Famalicão. No entanto, não é só dentro das quatro linhas que o leão faz a festa.
Na bolsa, as ações da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do clube verde-e-branco estão também a brilhar. Apesar de esta segunda-feira as ações não apresentarem qualquer movimentação e ter registado um volume de negociação inferior a 10 mil euros por via de sete negócios até às 10h30, segundo dados da Euronext, os títulos da Sporting SAD acumulam uma valorização de 34,6% no último ano e estão a negociar no preço mais elevado dos últimos três anos.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
Mas os “feitos” da SAD sportinguista não se ficam por aqui. Entre as quase duas dezenas de clubes ou SAD cotadas na bolsa, as ações da SAD leonina são as que mais têm brilhado nos últimos 12 meses nos mercados financeiros. Ficam bem longe das quedas de 21% e 13,8% registadas pela Juventus (Itália) e pelo Manchester United (Inglaterra), respetivamente.
Apenas as ações da FC Porto SAD, do clube alemão SpVgg Unterhaching e do dinamarquês Parken Sport & Entertainment (que controla o FC Copenhagen) conseguem acompanhar o desempenho da sociedade liderada por Francisco Varandas, ao registarem no último ano uma rendibilidade de 32,7%, 28% e 27,1%, respetivamente.
No entanto, é importante salientar que, no mundo dos clubes de futebol cotados em bolsa, a reduzida liquidez das ações é um fator relevante nas contas dos pequenos investidores. Isso é particularmente verdade para as SAD dos clubes nacionais e para muitos dos clubes negociados em bolsas secundárias.
No último ano, por exemplo, enquanto os títulos das SAD do Sporting e do FC Porto negociaram, em média, 1.500 euros diariamente, as ações da Benfica SAD apresentaram um valor de negociação médio diário de 5.000 euros, com muitas sessões de bolsa a contabilizarem zero negócios por parte das três SAD.
Apesar desta realidade, o feito alcançado pelas ações da Sporting SAD em bolsa no último ano é sustentado pela evolução recente dos resultados financeiros da SAD sportinguista, que ficaram espelhados com uma faturação e lucros semestrais recorde nas contas do primeiro semestre do atual exercício fiscal.
Igualmente relevante nas contas da SAD liderada por Frederico Varandas foi a reestruturação de dívida realizada com a Segasta no primeiro semestre do exercício fiscal (de junho a dezembro de 2023), que resultou na antecipação de receitas provenientes dos direitos televisivos dos jogos de futebol, os quais foram cedidos a essa empresa (pertencente ao fundo Apollo).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sporting também é campeão na bolsa entre os maiores clubes cotados
{{ noCommentsLabel }}