Andrés Baltar deixa administração do Novobanco. Luís Ribeiro assume área das empresas
Luís Ribeiro, até agora responsável pela área comercial de retalho, vai assumir o segmento de crédito às empresas, a partir de 30 de junho.
O administrador do Novobanco Andrés Baltar, o atual Chief Commercial Officer para a área corporate, vai abandonar as suas funções no Conselho de Administração Executivo do banco a partir do dia 30 de junho. Luís Ribeiro é o novo líder do crédito às empresas e João Paixão Moreira é apontado como novo membro do conselho de administração.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o banco informa que “o Conselho Geral e de Supervisão (“CGS”) acordou com Andrés Baltar, a seu pedido, a cessação das suas funções no Conselho de Administração Executivo (“CAE”), em que desempenhava o cargo de Chief Commercial Officer – Corporate, com efeitos a partir do dia 30 de junho de 2024″.
O espanhol Andrés Baltar foi nomeado administrador com o pelouro comercial do crédito às empresas no final de 2020. “Em nome do Banco, agradeço ao Andrés o seu compromisso e contributos em prol do novobanco, e desejo-lhe o melhor sucesso no seu futuro”, adiantou Byron Haynes, chairman do Novobanco, no mesmo comunicado.
O Conselho Geral e de Supervisão do banco aprovou, em reunião esta segunda-feira, a nomeação de Luís Ribeiro, o atual Chief Commercial Officer – Retalho, como o próximo Chief Commercial Officer para o segmento Corporate.
Já João Paixão Moreira foi aprovado como novo membro do CAE e o próximo Chief Commercial Officer para o retalho.
“Depois de 30 de junho de 2024, e até autorização das entidades reguladoras competentes (fit
and proper) para o novo membro do CAE, Luis Ribeiro desempenhará o cargo interino de
Chief Commercial Officer – Corporate”, adianta o comunicado.
João Paixão Moreira foi Senior Partner na McKinsey & Company, onde exerceu, entre outros cargos, liderou o setor da Banca para Espanha e Portugal e como um dos líderes globais de Risco e Resiliência”, refere a mesma nota. “O CGS considerou João Paixão Moreira o candidato ideal, dado o seu significativo conhecimento e vasta experiência em processos de transformação de modelos de negócio da banca comercial e de retalho, digitalização das jornadas de cliente, melhorias na gestão de capital e aumentos de produtividade”, acrescenta o comunicado.
“Gostaria de agradecer ao Luís Ribeiro por ter redefinido e desenvolvido com sucesso, o franchise de retalho e pequenos negócios, e congratulá-lo por este novo desafio de liderar o franchise de empresas e PMEs, construindo a nossa posição de liderança no setor empresarial português”, refere Mark Bourke, o CEO do Novobanco.
Bourke felicitou ainda João Paixão Moreira “pela sua nomeação como membro do CAE, o que permitirá ao novobanco continuar a desenvolver-se e a competir como um banco português forte e independente. O profundo conhecimento e experiência do João no sector da banca em geral, e do novobanco em particular, fazem dele uma excelente incorporação na nossa equipa de gestão”.
Notícia atualizada
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Andrés Baltar deixa administração do Novobanco. Luís Ribeiro assume área das empresas
{{ noCommentsLabel }}