Governo quer academia e inteligência artificial a acelerar PT2030 e PRR
Com mudanças no sistema de informação, recurso às universidades e politécnicos e ajuda da inteligência artificial, Executivo pretende diminuir tempo de análise das candidaturas aos fundos europeus.
O ministro da Coesão Territorial, que tutela a gestão dos fundos europeus, quer “resolver os problemas que o governo anterior não resolveu”. Depois da dramatização feita por outros membros do Governo sobre a matéria, Manuel Castro Almeida quer mudar o foco do debate: do atraso na execução de programas como o PT2030 e o PRR, para “usar os fundos naquilo que interessa” e “pôr mais dinheiro no bolso das pessoas”.
Em entrevista ao Público (acesso pago), o governante identifica um “problema de interligação entre os diferentes serviços que intervêm na receção e análise das candidaturas“. Pelo que, para acelerar a aplicação dos fundos europeus, é necessário, em primeiro lugar, melhorar o sistema de informação. “Houve um concurso que terminou já há quatro meses, com 2.550 candidaturas e que ainda não começaram a ser analisadas”, exemplifica.
Para colmatar a falta de recursos humanos para analisar o elevado número de candidaturas, Manuel Castro Almeida adianta que o Governo vai “pedir apoio às universidades e politécnicos para colaborarem com os serviços públicos que têm por missão analisar as candidaturas e os pedidos de pagamento”. Simultaneamente, está à procura de soluções de inteligência artificial para ajudar na recuperação dos prazos. Assume o “objetivo político” de que, no final deste ano, as candidaturas “não demorem mais do que 60 dias a ser analisadas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo quer academia e inteligência artificial a acelerar PT2030 e PRR
{{ noCommentsLabel }}