EUA consideram que não recondução de Shoigu demonstra “desespero” de Putin
Shoigu vai ocupar o cargo de secretário do Conselho de Segurança, até ao momento ocupado por Nikolai Patrushev.
O Departamento de Estado norte-americano considerou esta segunda-feira que por não ter reconduzido Sergei Shoigu, no cargo de ministro da Defesa russo, o Presidente Vladimir Putin está “desesperado” face ao custo da guerra na Ucrânia.
“Trata-se de uma nova indicação da vontade desesperada de Putin em prosseguir a sua guerra de agressão contra a Ucrânia, apesar de representar um importante peso para a economia russa e implicar pesadas perdas para as tropas russas”, declarou o porta-voz Vedant Patel aos media.
“A Rússia desencadeou esta guerra não provocada contra a Ucrânia. Putin pode pôr-lhe termo a qualquer momento ao retirar as suas forças da Ucrânia”, prosseguiu o porta-voz.
Para o novo governo, na sequência das eleições presidenciais, o Presidente russo Vladimir Putin escolheu para ministro da Defesa Andrey Belousov, um economista que ocupava no Governo russo funções com acentuado perfil económico. Sergei Shoigu estava há 12 anos no cargo.
Shoigu vai ocupar o cargo de secretário do Conselho de Segurança, até ao momento ocupado por Nikolai Patrushev, demitido das suas funções segundo um decreto publicado pelo Kremlin.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EUA consideram que não recondução de Shoigu demonstra “desespero” de Putin
{{ noCommentsLabel }}