Portugal foi 4.º país da zona euro com maior peso dos juros pagos no PIB em 2023
Portugal registou, em 2023, um dos valores mais altos no peso dos juros pagos no PIB (2,2%), sendo apenas ultrapassado por Espanha, Grécia e Itália. A média da área do euro foi de 1,7%.
Portugal registou em 2023 “um dos valores mais altos” no peso dos juros pagos no Produto Interno Bruto (PIB) entre os países da zona euro, tendo-se fixado em 2,2%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Nos dados detalhados relativos à despesa pública em 2023, o INE nota que Portugal registou no ano passado “um dos valores mais altos no peso dos juros pagos no PIB (2,2%), sendo apenas ultrapassado por Espanha, Grécia e Itália (com 2,5%, 3,5% e 3,8%, respetivamente)”.
Segundo refere o instituto, estes países “apresentaram também um elevado nível de dívida pública medido em percentagem do PIB”. Em 2023, a média da área do euro foi de um peso dos juros pagos no PIB de 1,7%.
Os dados divulgados hoje pelo INE indicam que, no ano passado, Portugal pagou cerca de 5,7 mil milhões de euros em juros relativos à sua dívida pública, o que representou um aumento de 23,3% (em cerca de mil milhões de euros) face ao valor de 2022.
Esta evolução é atribuída ao aumento das taxas de juro, quebrando a tendência decrescente iniciada em 2015, ano seguinte à conclusão do Programa de Assistência Económica e Financeira.
De acordo com o instituto estatístico, o valor pago em juros em 2023 aproxima-se do liquidado em 2020 (5,8 mil milhões de euros) e representa cerca de dois terços do valor pago em 2014.
No sentido contrário dos juros, a dívida bruta das administrações públicas (consolidada) apresentou, em 2023, uma redução de nove mil milhões no seu valor nominal.
Fazendo uma retrospetiva, o INE recorda que, “até 2010, o peso dos juros pagos no PIB em Portugal era inferior ou bastante próximo da média dos países da área do Euro“.
Contudo, em 2011 verificou-se “um aumento substancial do peso dos juros pagos no PIB em Portugal face à área do Euro, quando o acesso do país aos mercados da dívida ficou fortemente limitado, em resultado da crise financeira”.
Nesse ano, o peso dos juros pagos atingiu 4,3% do PIB (contra 3,0% no conjunto dos países da área do euro), progredindo para um máximo de 4,9% em 2014, quando o valor deste indicador para a área do euro foi 2,6%.
“Desde então, o peso dos juros pagos no PIB tem-se mantido acima do registado para o conjunto da área do Euro, não obstante a descida observada entre 2014 e 2022”, conclui.
Ainda segundo o INE, com a diminuição do valor nominal da dívida pública em 2023, Portugal passou a apresentar o sexto maior peso da dívida pública no PIB no conjunto dos países da área do euro (terceiro em 2022), com 99,1%, mantendo-se acima da média da área do euro, que é de 88,6%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal foi 4.º país da zona euro com maior peso dos juros pagos no PIB em 2023
{{ noCommentsLabel }}