Desemprego desce, mas continua acima da média da OCDE

México e Japão são os países com as taxas de desemprego mais baixas. E Portugal? A taxa ficou em 6,5% em março, acima da média da OCDE. É o 13.º valor mais elevado entre os vários países.

Ainda que tenha recuado em março, o desemprego português manteve-se bem acima da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), mostram os dados divulgados esta quinta-feira. Portugal tem, neste momento, a 13.ª taxa mais elevada entre os vários Estados-membros.

A taxa de desemprego da OCDE estabilizou em 4,9% em março de 2022, o que significa que há dois anos que está abaixo de 5%”, revela o destaque estatístico enviado esta manhã às redações.

Em contraste, em Portugal a taxa de desemprego situou-se em 6,5% em março, abaixo dos 6,6% registados no mês anterior, mas acima tanto da média da OCDE (os tais 4,9%), como da própria média da União Europeia (6%).

Entre os demais países que compõem a OCDE, foi Espanha que registou a maior taxa de desemprego em março (11,7%). No topo da tabela, estão também a Colômbia (11,2%) e a Grécia (10,2%).

Já do outro lado do ranking, aparecem o México, com uma taxa de desemprego de 2,6%, e o Japão, com uma taxa idêntica. Em destaque estão ainda a Coreia (2,8%), a Polónia (2,9%), a República Checa (2,9%) e a Eslovénia (3,1%).

A nota enviada esta quinta-feira salienta ainda que, contas feitas, dos países da OCDE, 15 registaram taxas iguais ou abaixo dos 5%, incluindo a Alemanha, o Japão, o México e os Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego desce, mas continua acima da média da OCDE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião