Falta de professores: um risco para o crescimento económico futuropremium

  • Pedro Freitas
  • 2 Julho 2024

O problema da falta de professores é hoje palpável nas escolas. Este não é apenas um problema logístico ou de falta de aulas no curto prazo, é também e sobretudo um problema económico futuro.

Nos tempos recentes não têm faltado apelos à valorização social dos professores. Quando pensamos no papel dos professores, é também relevante sublinhar o seu papel económico. Professores com uma boa capacidade de ensinar traduzem-se em melhores aprendizagens para os seus alunos e tal tem enormes consequências, mais tarde, quando estes alunos entram no mercado de trabalho. O economista Raj Chetty, professor de Economia em Harvard, escreveu há alguns anos um influente artigo em que mostrava que se conseguíssemos melhorar a qualidade dos professores entre o 3.º e o 8.º ano, tal poderia representar um ganho futuro de cerca de 250 mil dólares de rendimento extra para o conjunto de alunos em cada sala de aula. Esta opinião faz parte da 6.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.O problema

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Pedro Freitas
  • Investigador do Centro de Economia da Educação da Nova SBE

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.