Sinistros das inundações no Rio Grande do Sul alcançam 296 milhões de euros

  • Francisca Pinto Goncalves
  • 27 Maio 2024

Os seguros ligados à habitação foram os que registaram mais sinistros, mas a maior indemnização por sinistro foi para apólices de Grandes Riscos.

Até 22 de maio foram registados 23.441 sinistros provocados pelas inundações nas cidades do Rio Grande do Sul, estado do Brasil, alcançando 1.673 mil milhões de reais (cerca de 298 milhões de euros) em indemnizações, segundo o levantamento feito pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, alerta que “a maioria das solicitações de indemnizações ainda não foi reportada pelos clientes às seguradoras“. Dá o exemplo que muitos clientes dos seguros para edifício, de automóveis, de propriedades agrícolas ou corporativas que ainda estão a contabilizar as suas perdas e ainda não apresentaram queixa as suas seguradoras. “Por isso, qualquer estimativa neste momento sobre o impacto nos danos patrimoniais é precipitada.”, conclui.

O produto de seguro mais procurado para pedido de indemnização foi de Recheio (protege dados aos bens do interior da habitação) habitação (que cobre danos físicos ao imóvel, como contra incêndios e inundação) e Vida Risco (paga o crédito que faltava pagar do segurado ao banco em caso de invalidez ou morte do cliente), com 11.396 sinistros e cerca de 240 milhões de reais em sinistros (aproximadamente 43 milhões de euros). Nos dados divulgados estas coberturas aparecem agrupadas numa.

Em segundo lugar aparece o seguro automóvel com 8.216 queixas e indemnizações acima dos 557 milhões de reais (cerca de 8,4 milhões de euros). O seguro agrícola aparece na terceira posição do ranking com 993 sinistros registados e 47 milhões de reais em indemnização (cerca de 8,4 milhões de euros).

De seguida está o seguro contra Grandes Riscos com 386 sinistros que somam aproximadamente 510 milhões de reais (90 milhões de euros) em indemnizações. Note-se que estes são seguros corporativos que incluem empreendimentos de infraestrutura, como uma estrada concedida a entidades privadas ou uma grande fábrica.

Os restantes seguros, como o Empresarial, Transporte, Riscos Diversos e Riscos de Engenharia registaram 2.450 avisos de sinistros e totalizaram cerca de 322 milhões de reais (cerca de 57 milhões de euros).

A CNseg recolheu os dados junto das suas 140 associadas, entre os dias 28 de abril e 22 de maio e confirmou que iria atualizar mensalmente os dados

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sinistros das inundações no Rio Grande do Sul alcançam 296 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião