Crédito à habitação soma terceiro mês de subidas e alcança valor mais elevado em sete meses
O stock de empréstimos para a compra de casa voltou a aumentar pelo terceiro mês consecutivo, depois de um longo período de correções mensais.
O volume de crédito à habitação concedido pelos bancos voltou a dar sinais de recuperação em abril, com o stock de empréstimos para a compra de casa a registar um aumento de 0,18% em abril para 99,16 mil milhões de euros.
Segundo dados do Banco de Portugal divulgados esta quarta-feira, foi o terceiro mês de subidas mensais consecutivas, depois de um longo período de quase 13 meses de correções (registou-se um interregno em novembro do ano passado com uma variação de 0,03%). No entanto, em termos homólogos, continua a apresentar taxas negativas, mas a desenhar uma tendência crescente.
“Em termos de variação anual, estes empréstimos decresceram 0,4% em abril, depois de terem descido 0,6% em março. É o quarto mês consecutivo em que a taxa de variação anual dos empréstimos para habitação aumenta, ainda que se mantenha negativa”, destaca a entidade liderada por Mário Centeno em comunicado.
Nota: Se está a aceder através das aplicações, carregue aqui para abrir o gráfico.
O Banco de Portugal destaca também que em abril, “o montante total de empréstimos a particulares cresceu, em termos anuais, pelo terceiro mês consecutivo, 0,7%, impulsionado pelo aumento dos empréstimos ao consumo e outros fins.”
Em abril, os empréstimos ao consumo alcançaram 21,6 mil milhões de euros, mais 0,63% face ao mês anterior, e contabilizaram um crescimento homólogo de 6,2% em relação a abril de 2023. O Banco de Portugal destaca que “o seu crescimento, em termos anuais, está a acelerar desde janeiro de 2024.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Crédito à habitação soma terceiro mês de subidas e alcança valor mais elevado em sete meses
{{ noCommentsLabel }}