Dívida pública global atinge recorde de 89 biliões de euros em 2023
Em relação a 2022, o valor em dívida aumentou cerca de 5,6 biliões de euros.
A dívida pública global atingiu um recorde de 97 biliões de dólares (cerca de 89 biliões de euros) em 2023, indicaram esta terça-feira as Nações Unidas, detalhando que os países em desenvolvimento são responsáveis por um terço deste montante. Em relação a 2022, o valor em dívida aumentou cerca de 5,6 biliões de euros.
Num relatório, as Nações Unidas referiram que um em cada três países em desenvolvimento está a gastar mais dinheiro com o pagamento de juros do que em programas para “áreas críticas do desenvolvimento humano”, como cuidados de saúde, educação e ação climática.
Em 2023, a dívida pública destes países representou 29 biliões de dólares (quase 27 biliões de euros), o que corresponde a cerca de 30% do total.
“Os países em desenvolvimento não devem ser forçados a escolher entre servir a sua dívida e servir o seu povo”, sublinhou o relatório “Mundo da Dívida — A arquitetura financeira internacional deve mudar para garantir a prosperidade futura para as pessoas e para o planeta”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida pública global atinge recorde de 89 biliões de euros em 2023
{{ noCommentsLabel }}