Custos de construção de habitação nova aumentam 3,4% em abril. É a maior subida num ano

O aumento dos custos de construção de casas novas registado em abril deveu-se ao crescimento de 8,1% dos custos com a mão-de-obra, que alcançou o maior aumento homólogo desde novembro.

Em abril, os custos de construção de habitação nova, expresso pelo Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) registaram um aumento de 3,4% em termos homólogos, uma aceleração face aos 2,3% observados em março e a maior desde abril do ano passado.

Além disso, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), há quatro meses seguidos que os custos de construção registam aumentos em cadeia. Em abril foi contabilizado um aumento de 1,2%.

Este crescimento foi impulsionado quase exclusivamente pelo aumento significativo de 8,1% nos custos de mão-de-obra, dado que os preços dos materiais registaram uma correção homóloga de 0,2%, segundo o relatório publicado pelo INE. Desde novembro que não se assistia a uma taxa homóloga tão expressiva.

Segundo dados do INE, a mão-de-obra tem sido o principal fator de pressão nos custos de construção este ano, que se tem refletindo num aumento mensal médio de 1,09% face a um aumento de apenas 0,4% por mês dos materiais entre janeiro e abril.

O custo da mão-de-obra contribuiu com 3,5 pontos percentuais (2,9 pontos percentuais no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e os materiais com -0,1 pontos percentuais (-0,6 pontos percentuais em março)”, refere o INE.

Se a subida nos custos de construção continuar a evidenciar-se ao nível atual, é expectável que provoque repercussões significativas no mercado imobiliário, influenciando tanto os preços finais das habitações novas como as margens de lucro das empresas construtoras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos de construção de habitação nova aumentam 3,4% em abril. É a maior subida num ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião