Após acidente, ministra da saúde já teve alta

  • Lusa e ECO
  • 8 Junho 2024

Ao ECO, fonte oficial do Ministério da Saúde indicou que o despiste ocorreu provavelmente devido à chuva e não envolveu outros veículos. Ministra já teve alta, após ter estado em observação.

A ministra da Saúde já teve alta hospitalar, após ter estado em observação e realizado alguns exames na sequência do acidente rodoviário que sofreu na sexta-feira, informou a Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental.

A ministra da Saúde “apresentava um quadro de traumatismo ao nível dos membros superior e inferior, o que condicionou um período mais prolongado de observação em contexto hospitalar”, adiantou a mesma fonte numa nota enviada à Lusa.

Ao ECO, fonte oficial do Ministério da Saúde já tinha sinalizado ao início da tarde que a governante estava “bem-disposta” e que devia ter alta “ao final do dia”, acrescentando que o despiste ocorreu provavelmente devido à chuva e que não envolveu outros veículos. Pelas 12h30, a mesma fonte tinha dito à Lusa que o motorista e uma assessora que seguiam na viatura acidentada já tinham tido alta.

O médico João Furtado disse que a ministra Ana Paula Martins e dois elementos da sua equipa, entre os quais o motorista, deram entrada no serviço de urgência do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, perto das 20h30 na sequência de um acidente de viação.

“Estavam hemodinamicamente estáveis, apresentavam algumas escoriações e algumas feridas, mas são feridas ligeiras e ficaram em observação“, adiantou o diretor da urgência.

Segundo João Furtado, os exames de avaliação revelaram pequenas alterações, fraturas e outro tipo de “traumatismos menores e, por bem, e dentro do que é recomendado ficarão em observação pelo menos cerca de 12 horas”.

“Neste momento, tanto a senhora ministra quanto os elementos da equipa estão todos clinicamente muito estáveis e vão-se manter agora em observação, em princípio, até amanhã de manhã”, disse o diretor do serviço de urgência.

A ministra da Saúde sofreu um acidente rodoviário na sexta-feira, cerca das 19h00, quando regressava de uma viagem a Coimbra, confirmou à Lusa fonte oficial. Ana Paula Martins acabou por ser transportada para o hospital no carro que seguia atrás, onde seguia a secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé.

Segundo a fonte do gabinete da ministra da Saúde, a governante regressava de uma cerimónia de assinatura de contratos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) relativos à construção e requalificação de centros de saúde em Coimbra quando ocorreu o acidente por volta das 19h00.

O jornal Correio da Manhã avançou que o acidente ocorreu na Autoestrada do Oeste (A8) na zona de Torres Vedras. Contactado pela Lusa, o comandante dos bombeiros de Torres Vedras, Hugo Jorge, contou que recebeu o alerta para um acidente na A8 (autoestrada que liga Leiria a Lisboa) e que deslocou os meios habituais nestas circunstâncias — duas ambulâncias, uma viatura de desencarceramento e uma viatura de comando — que percorreram a via sem encontrarem o acidente.

O responsável disse desconhecer que se trataria de uma viatura governamental. Também o comandante sub-regional do oeste, Carlos Silva, disse que foi percorrida a A8 entre Caldas da Rainha, Torres Vedras e Malveira e que também não foi encontrado qualquer acidente.

(Notícia atualizada às 17h34 com a indicação de que a ministra já teve alta)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Após acidente, ministra da saúde já teve alta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião