Montenegro apoia candidatura de Costa para presidente do Conselho Europeu

António Costa sublinhou que "nunca aceitaria ser candidato" a presidente do Conselho Europeu "sem o apoio do Governo do país".

O primeiro-ministro anunciou este domingo o apoio da AD e do Governo ao seu antecessor António Costa para o cargo de presidente do Conselho Europeu, se este decidir ser candidato.

“É possível que a presidência do Conselho Europeu seja destinada a um candidato socialista. Se o dr. António Costa for candidato a esse lugar, a AD e o Governo de Portugal não só apoiarão como farão tudo para que essa candidatura possa ter sucesso”, disse Luís Montenegro no discurso de reconhecimento da derrota nas eleições europeias.

Aliás, acrescentou, “todos os meus colegas do PPE já sabem disto, mesmo antes de António Costa ser ex-primeiro-ministro”.

Questionado se tal apoio depende da resolução do processo judicial em que o ex-primeiro-ministro viu o seu nome envolvido, respondeu: “Se o dr. António Costa for candidato – e quem vai decidir se é candidato é ele e a sua família política – a nossa decisão está tomada”.

Confrontado com as declarações de Montenegro, António Costa confirmou que Luís Montenegro já tinha manifestado o seu apoio à eventual candidatura ao Conselho Europeu antes mesmo de ser primeiro-ministro. Na CMTV, onde está a comentar a noite eleitoral, o ex-primeiro-ministro sublinhou que “nunca aceitaria ser candidato sem o apoio do Governo do país”.

Pedro Nuno Santos, no seu discurso de vitória, reconheceu que “há uma larga maioria em Portugal que apoia Costa” e, por isso, todos farão “força para que isso seja uma realidade”. “Será com grande entusiasmo que gostaríamos de ver António Costa como presidente do Conselho Europeu”, disse o agora secretário-geral do PS.

A potencial candidatura europeia de António Costa é prestigiante para Portugal na opinião de uns, muito difícil na opinião de outros pelo facto de este já não ser o primeiro-ministro de Portugal.

Quem não perdeu uma oportunidade para se referir ao apoio de Montenegro a Costa foi André Ventura, que considerou que esta é uma prova de como o PSD é a muleta do PS. Isto depois de Nuno Melo ter, ao início da noite eleitoral, dado a entender que o mau resultado do Chega se deve às coligações negativas que tem formado com o PS, naquela que é já conhecida como a Cheringonça. O líder do Chega disse claramente que não apoia a candidatura de António Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro apoia candidatura de Costa para presidente do Conselho Europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião